terça-feira, 5 de junho de 2012

Rio 2016 - Barra da Tijuca


Rio 2016 - Barra Da Tijuca


De olho no apoio das lideranças da Barra à candidatura da cidade para sede dos Jogos de 2016, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou na última semana um encontro com representantes de diversas associações de moradores da região, num encontro promovido pela Barralerta. O objetivo era apresentar detalhes do planejamento, nas áreas de transporte, instalações esportivas e orçamento (de 29 milhões).
O GLOBO-Barra acompanhou a apresentação e lista a seguir os principais projetos previstos para a região, que teria a chamada Praia Olímpica (na foto ao lado), uma área exclusiva para os atletas durante os Jogos, na altura da Reserva.


Parque Olímpico
Esse complexo seria formado pelos já existentes Centro Aquático Maria Lenk, Velódromo Olímpico do Rio e Arena Olímpica (atual HSBC) e pelo conjunto de construções do Centro Olímpico de Treinamento (na foto ao lado), previsto para ocupar mais de 400 mil m² onde hoje fica o Autódromo Nelson Piquet. Segundo o projeto, o centro será formado por: Centro de Treinamento de Desportos Aquáticos, Centro de Treinamento de Ciclismo Pista (atual Velódromo), Centro de Treinamento Indoor (três pavilhões), Centro de Treinamento de Atletismo (a pista definitiva seria construída após a realização dos Jogos), Centro Olímpico de Treinamento de Tênis, Centro Olímpico de Hóquei, Centro de Medicina e Ciências do Esporte, Centro Educacional, Centro Administrativo, Zona Residencial e Centro de Visitantes.
O planejamento prevê que o Parque Olímpico receba as seguintes modalidades: basquete, judô, taekwondo, handebol, hóquei sobre grama, tênis, ciclismo (pista), natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, pólo aquático e ginástica. No Riocentro, ficariam boxe, tênis de mesa, levantamento de peso e badminton.









Vila Olímpica
A área total da Vila, incluindo áreas de uso temporário, é de cerca de 750.000 m².
Está prevista a construção de 34 prédios, que abrigariam 8.856 quartos, cada um para dois atletas. Teria a chamada Rua Carioca, com restaurantes e bares para os atletas.
Depois da competição, os edifícios seriam destinados à ocupação imobiliária, com a oferta de 2.448 apartamentos, como ocorreu com a Vila do Pan, comprada pela Carvalho Hosken.




Parque da Vila
A área total da Vila, incluindo áreas de uso temporário, é de cerca de 750.000 m². Está prevista a construção de 34 prédios, que abrigariam 8.856 quartos, cada um para dois atletas. Teria a chamada Rua Carioca, com restaurantes e bares para os atletas. Depois da competição, os edifícios seriam destinados à ocupação imobiliária, com a oferta de 2.448 apartamentos, como ocorreu com a Vila do Pan, comprada pela Carvalho Hosken.
Em área próxima às residências dos atletas, está previsto um parque público de aproximadamente 260.000 m², às margens da Lagoa de Jacarepaguá. Segundo Techima, a intenção é criar opções de lazer para o grande número de moradores que já ocupa e ocupará o local depois da realização dos Jogos.





Transportes
Foram reafirmados os planos de levar o metrô até a Barra e de criar o Corredor T5 (Alvorada-Penha) e a Linha C (Riocentro-Deodoro) — os dois últimos seriam novas vias expressas e contariam com faixas exclusivas para ônibus BRT (Bus Rapid Transit, em inglês), além das faixas para carros.  Os três projetos seriam concretizados independentemente da vitória da candidatura da cidade. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, as obras da estação do Jardim Oceânico começam até o fim deste ano. O cronograma prevê a ligação da Barra até Ipanema para a Copa de 2014.
Caso o Rio venha de fato a ser sede dos Jogos Olímpicos, há ainda o ambicioso projeto de criar duas novas pistas (uma de ida, outra de volta) na Autoestrada Lagoa-Barra, para ligar a Gávea ao Riocentro por um sistema BRT, passando pelo Terminal Alvorada. Durante a competição, os veículos credenciados circulariam por essas duas pistas.







ABELARDO BUENO ANTES DA REURBANIZAÇÃO


ABELARDO BUENO HOJE

















O Parque das Águas será em frente ao Centro Metropolitano, um mega shopping no com salas, lojas, bancos, salas de cinema, praças de alimentação e eventos, grandes marcas... Veja as ilustrações abaixo.
Localizado próximo do futuro shopping METROPOLITANO, menos de 500 metros:










       















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário