segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Rússia história e dados sócio economicos > Importantissimo

História e Dados Sócio Econômicos da Rússia

Estou fazendo um estudo completo da Federação da Rússia, na qual fui capaz de encontrar a Sra. Teresinha Kunzler que nós completa com todos os aspectos que faltava para completar o meu conhecimento. Percebo que muitas pessoas se pergunta, por quê está cara escreve o que lê, é claro sim, baseado em um trabalho que estou vivenciando. Vender Vinho para Mundo, comecei a comparação da Vodka e Vinho na Rússia, e logo depois vão comparando com relação a todo o mundo.    

Aspectos Gerais

Dentro do aspecto global > Inglaterra, USA, Holanda, Rússia, Paraguai são Países que corresponde para o Brasil uma parceria de muito valor Sócio Econômico.

Com uma superfície de 17 milhões de Km², a Federação da Rússia é o  maior país do mundo em extensão. Ocupa quase a metade da Europa e cerca de um terço da Ásia. A Rússia possui uma extensa linha de costa litorânea de mais de 37 mil km ao longo dos Oceanos Ártico e Pacífico, além de costas nos
mares interiores do Báltico, Negro e Cáspio.
A Rússia pode ser dividida em três vastas regiões: A Rússia Européia, a oeste dos Montes Urais; a Sibéria, que se prolonga em direção a leste a partir dos Urais e a Rússia oriental, que engloba a parte mais sudoriental do país e a faixa costeira do pacífico.
O território russo possui distintas zonas climáticas que se
estendem em sentido latitudinal: ártica, subártica, temperada e subtropical. As condições climáticas da Rússia são rigorosas, com invernos longos e frios, primaveras temperadas, verões curtos e frescos e outonos chuvosos. As temperaturas são extremas, as mais baixas do inverno acontecem na Sibéria
oriental. Cerca de 14% do território fica além do círculo polar com o solo congelado permanentemente,as temperaturas variam em Janeiro de 0°,-5°C (Norte do Cáucaso) até -40°, -50°C (Leste da República Iacútia (Sakha), onde temperaturas mínimas chegam a -65°,-70°C). Em Julho de +1°C (costa norte
da Sibéria) até +24, +25 °C (planície do Mar Cáspio). As altas montanhas da fronteira meridional não permitem a entrada das massas de ar tropicais. A principal influência marinha procede do Oceano Atlântico, especialmente durante o verão, quando o território recebe a maior quantidade de recpitações, que são muito escassas em todo o país.

Com uma população de 140 milhões de habitantes, a Rússia é o oitavo país mais povoado do mundo, constituído de 53% de mulheres e 47% de homens. A densidade demográfica média na Rússia é de 8,33 habitantes por km². Pouco mais de um terço do território conta com menos de 1 hab/km², em especial a parte setentrional. Desde o censo de 1989, o total da população russa sofreu um largo declínio. A sua taxa de crescimento é negativa, aproximadamente –0,4%.

As principais razões para a redução da população têm sido a baixa taxa de natalidade e o aumento da mortalidade principalmente entre os homens não instruídos e parcialmente instruídos. A elevação da taxa de criminalidade e a incidência elevada do consumo de álcool e tabaco entre homens conduziram ao aumento, sem precedentes, da mortalidade masculina em tempos de paz.

O seu perfil demográfico tem implicações potencialmente negativas para o futuro econômico do país O rápido envelhecimento da força de trabalho pode vir a ser um obstáculo para a reforma, pois o aumento dos custos de
aposentadoria e serviço de saúde irá limitar a habilidade do governo de aliviar a pressão dos impostos na economia.
O idioma russo é uma língua indo-européia do ramo eslavo. É o idioma oficial na Rússia, Bielo-Rússia, Quirguistão e Cazaquistão e também falado em diversos países da ex-União Soviética. É um dos seis idiomas oficiais da ONU e o sétimo mais falado no mundo, em números de falantes nativos. O russo é escrito com uma versão moderna do alfabeto cirílico, contendo 33 letras.

A capital russa é Moscou, mas possui muitas cidades significativas como São Petersburgo, Ninji Novgorov , Novosibirsk, Yekaterinburgo

ECONOMIA

Renda Per capita: US$ 1.460 bi (2010).
Produtos Agrícolas: principais produtos: batata, trigo, cevada, outros
cereais.
Mineração: A Rússia possui aproximadamente 30% das reservas mundiais de carvão e uns 157.000 milhões de toneladas do mesmo, e pela ordem de extração está em quinta posição, atrás da China, EUA, Índia e Austrália.
Em 2004 existiam 483 indústrias de carvão, a maioria delas estatais.
As companhias privadas abastecem 60% do mercado russo e 80% das exportações. Há também a extração de cobre, minério de ferro, níquel, turfa, alumínio, carvão, gás natural, petróleo.
Indústria: A produção de máquinas é uma das principais indústrias russas.

Aproximadamente 23% do total da indústria pertencem a esse setor. A média de empregados no setor foi de 4.2 milhões de pessoas em 2004. Possui também as áreas alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), equipamentos de transporte, química.
Energia: A Rússia é o segundo maior produtor de petróleo do mundo. O peso do setor petrolífero para a economia Russa é muito grande, pois representa 25 do PIB, segundo o Banco Mundial.

O setor elétrico é o maior da Europa e o quarto maior do mundo, depois dos EUA, China e Japão. 69.4% da geração de eletricidade provem do Sistema Elétrico Unificado, que inclui as empresas elétricas regionais. A propriedade do Sistema Elétrico Unificado equivale a 63%, o que significa que é o Estado que controla o setor elétrico através do Ministério da Indústria e da Energia. Em 2005 foram exportados 16.274 milhões de KWh, principalmente para os países vizinhos, Finlândia, Cazaquistão, Azerbaijão e Geórgia.

Estrutura político-administrativo:
A Federação da Rússia consiste em um grande número de subdivisões  políticas diferentes, totalizando 89 componentes constituintes. Há 21 repúblicas dentro da federação que desfrutam de um alto grau de autonomia, além dos 
 6 territórios, 49 regiões administrativas, 1 região autônoma e 10 áreas autônomas. As cidades de Moscou e São Petersburgo têm "status" federal.

O órgão supremo do poder da Federação da Rússia - Presidente - é eleito por voto popular para 6 anos (desde 2009). Presidente da Rússia pode ser eleito somente para um segundo mandato. O órgão supremo do poder executivo da Federação da Rússia - O Governo da Rússia, é liderado pelo Primeiro-Ministro.

Supremo órgão legislativo da Rússia - o Parlamento - é composto por duas câmaras:
- o Conselho da Federação - o Senado (senadores são nomeados de cada subdivisão da Rússia, o mandato dos senadores - 4 anos) - 168 lugares.
- a Duma Estadual (Assembléia de Deputados)- é eleito por votação universal.
O órgão supremo do poder judicial da Rússia - O Tribunal Supremo da Federação da Rússia.

Na Duma Estadual são os partidos políticos que ganharam nas eleições a 7% dos votos ou superior. Deputados da Duma eleitos por um período de 5 anos (desde 2009). A Duma Estadual da Rússia consiste de 450 lugares.
As eleições gerais nacionais são supervisionadas pela Comissão
Eleitoral Central da Rússia - Centrizbircom.
Taxas de participação na Rússia - voluntária. Podem votar nas
eleições os cidadãos da Rússia, com 18 anos. Nenhum requisito mínimo de comparecimento às urnas para as eleições lá. Nas urnas não são "contra todos". Contagem de votos nas eleições na Rússia é de um sistema eletrônico automatizado - Sistema Automatizado do Estado "Eleições".

Os partidos políticos representados na Duma Estadual da Rússia é atualmente:

- o partido " Yedinaya Rossiya " ("Rússia Unida") - representa a maioria na Duma (315 lugares)
- o partido "Kommunisticheskaya partiya Rossiyskoy Federatsii - KPRF" (o Partido Comunista da Federação da Rússia) - 57 lugares
- o partido "Liberal'no-Demokraticheskaya Partiya Rossii (LDPR)" (o Partido Liberal Democrático da Rússia) - 40 lugares
- o partido "Spravedlivaya Rossiya" ("Rússia Justa") - 38 lugares.
Exportações US$ 357,7 bilhões (2010)
Exportações – Parceiros
Importações US$ 221,50 bilhões (2010)
Importações – Parceiros

VISTOS

Todos os estrangeiros necessitam de visto para visitar a Rússia. Para a obtenção do visto, é necessário que o viajante obtenha um convite de cidadão
ou companhia russa, o qual deverá encaminhar à Embaixada ou Consulado russo para emissão do visto de entrada. No prazo de até três dias úteis após a chegada à Rússia o visto deverá ser protocolado pela pessoa ou organização que tenha emitido o convite.
Caso a obtenção do visto não siga este caminho burocrático, é possível que o visitante venha a ter problemas para deixar o
país.

Visto de negócios É necessário que uma empresa russa envie um convite para a empresa brasileira, ou a pessoa interessada em viajar, convite no qual estejam especificadas as datas da visita, os propósitos, a hospedagem já reservada e o tipo de negócios a ser tratado.
Desembaraço aduaneiro: Para fins de controle aduaneiro e desembaraço alfandegário, indivíduos que desejem transacionar mercadorias, ou seus procuradores, devem submeter aos órgãos da alfândega uma série de documentos.

Dentre eles: fatura pró-forma, contrato de entrega para
carregamento não comercial, especificações e relação de volumes para embarque, conhecimento de embarque, carnê TIR, conhecimento de transporte internacional, conhecimento de embarque aéreo, conhecimento de transporte ferroviário, documentos referentes a fretes, seguros, e pagamentos, declaração de exportação.

Regimes aduaneiros: Em conformidade com a codificação aduaneira da Rússia existem vários regimes aduaneiros praticados por aquele país:

liberação de mercadorias para livre circulação; re importação de mercadorias; trânsito de mercadorias; depósito alfandegado; loja franca; processamento
de mercadorias no território aduaneiro; processamento de mercadorias sob controle aduaneiro; importação e exportação temporária; zona franca aduaneira; depósito franco; processamento de mercadorias fora do território aduaneiro;
destruição de mercadorias; rejeição em benefício do Estado; exportação de mercadorias para representação da Rússia no exterior; exportação de categorias específicas de mercadorias para as ex-repúblicas da URSS.
Certificado de quarentena: O certificado de quarentena é essencial para confirmar que determinados produtos de origem animal ou vegetal estejam livres de uma série de doenças. Quando importados, tais produtos são cuidadosamente inspecionados para a confirmação de ausência de infecções,
após que o certificado de quarentena é emitido. No caso de exportação de bens de origem vegetal ou animal, o certificado apropriado é emitido pelos órgãos responsáveis pelo controle de qualidade.

Feiras
À medida que a Rússia ingressa na economia de mercado e acelera sua integração à comunidade econômica internacional, cresce consideravelmente a importância das feiras e exposições como ferramenta eficiente de promoção de vendas. Empresas e profissionais especializados na organização de eventos têm atuado nas diversas regiões do país. Nos últimos anos foram criados locais para exposições e bases de dados de referências e informações sobre o setor.

A Rússia está tornando-se centro amplamente reconhecido da indústria de exposições. O número crescente de exposições realizadas anualmente no país já ultrapassou 2.000. Os serviços prestados pelos organizadores dos eventos exportação de
mercadorias; reexportação de mercadorias; aos participantes variam em termos de volume e qualidade, o que demanda
certa sistematização.

A Câmara russa de Indústria e Comércio, que atua em prol dos
produtores e exportadores, oferece ao setor produtivo apoio organizacional e informacional para participação em feiras e exposições.

Os principais indicadores sócio-econômicos da Rússia
A base da economia da Rússia continua a ser em ramos como: extração e exportação de minerais, indústria transformadora e setor de serviços. Mas se nos anos 2008-2009 mineração e a atividade industrial diminuíram devido à queda da demanda global, o setor de serviços continuou a crescer.

volume de negócios do comércio exterior da Rússia em 2010 caiu mais de 1,5 vezes, em comparação com 2008, e retornou ao nível de 2006.
A exportação e importação da Rússia, também sofreram muito com a crise financeira, mas a economia já se mostra dinâmica positiva.

Abaixo são indicadores básicos da economia da Rússia nos últimos quatro anos (para maior clareza, também fornece dados de 2000).

Nota: alguns indicadores, por exemplo, como linha de pobreza, dependendo da região da Rússia. Assim, na Região de Tambov a custa da vida mínima é a mais baixa na Rússia - 3.964 rublos (dados do 1º trimestre de 2010) e a mais alta é no Território de Kamchatka - 11.273 rublos). Mesmo com o salário médio, que
varia em diferentes partes da Rússia.

ASPECTOS SOCIAIS

Religião A maioria dos russos se consideram cristãos, e pertencem à Igreja Ortodoxa Russa. É uma grande conquista para o país onde o ateísmo era a religião oficial do Estado por mais de 70 anos. Eles apreciam os valores morais cristãos, mas não seguem, a religião não é uma parte real de sua vida. Os
russos estão mais conscientes de horóscopos do que da Bíblia.
Igreja de serviço na Rússia podem ser atendidas em qualquer dia da semana e realizadas, diariamente, 2 ou 3 vezes (manhã às 3 da manhã, em seguida, às 8 da manhã e depois à noite, 07:00). As pessoas costumam freqüentar a igreja apenas para "acender uma vela" e rapidamente orar. Eles fazem isso para pedir alguma coisa acontecer (um negócio, um exame) ou se
lembrar de uma pessoa próxima que está morto. As pessoas não têm de ser membro da igreja a fazê-lo e eles não têm contribuições mensais para a igreja.

Igreja sobrevive vendendo velas e lembretes e tarifação dos serviços, tais como batismos, casamentos e funerais. União Igreja não é oficial na Rússia.

Um casal tem de registrar sua união com as autoridades governamentais primeiros a ser autorizados a ter cerimônia na igreja executada.

Além da ortodoxia, o budismo, o judaísmo e o islamismo gozam
de status especial na Rússia, embora essas religiões sejam praticadas amplamente por minorias não russas.

A Família da Rússia

A família da Rússia é dependente todos os seus membros.
A maioria das famílias moram em pequenos apartamentos, muitas vezes com 2 ou 3 gerações pouco espaço de partilha.
A maioria das famílias são pequenas, muitas vezes com apenas uma criança, porque a maioria das mulheres também devem trabalhar fora de casa, além de responsabilidade exclusiva das tarefas domésticas e dos filhos.

As raízes dessa situação estão no jeito de ser. Os russos vivem em pequenos apartamentos em grandes blocos, com 2-3 gerações vivendo juntas.

É normal, quando cultivada filhos solteiros vivem com os pais, e mesmo quando os filhos casados com cônjuges ficar com um dos pais.

Durante o período soviético não se podia comprar um apartamento (os russos chamam de "flats"), ele só poderia "receber" do Estado. Os apartamentos foram entregues a pessoas de graça, de acordo com o tempo em que trabalhou para a empresa. Só se deve pagar uma pequena taxa de
serviços autárquicos. As normas do estado para dar os apartamentos foram bastante difíceis, com 08/05 metros quadrados para uma pessoa.

Uma família com duas crianças do mesmo sexo iria ficar só apartamento de dois quartos de cerca de 30 metros quadrados (cozinhas, banheiros e passagens não estavam levando em conta). Uma mulher divorciada com uma filha iria ficar só
apartamento de um quarto.

Hoje em dia pode-se comprar um apartamento, e o estado não dá apartamentos para pessoas de graça. Comprar um apartamento é inatingível para a maioria das pessoas por causa de pequenos salários Vivendo em apartamentos pequenos, juntamente com os pais e / ou crianças faz russos cuidam uns dos outros. Eles têm que ser atencioso e pronto para se comprometer. Um tem que se adaptar ao estilo de vida familiar
e regras.

Saudações

A saudação típica é uma empresa, quase de esmagamento aperto de mão, mantendo o contato visual direto e dando o adequado cumprimento para a hora do dia. Os homens apertam as mãos com as mulheres, o aperto de mão
é menos firme.

Quando amigas se encontram, se beijam no rosto três vezes,
começando com a esquerda e, em seguida, alternadamente.
Quando os amigos íntimos do sexo masculino se encontram, eles batem nas costas e se abraçam.

Nomes convencionais

Nomes russos são compostos de:

Primeiro nome, que é o nome dado a pessoa.

Nome do meio, que é uma versão de um patronímico ou o primeiro nome do pai, formado pela adição '- vich' ou 'ovich' para um homem e uma '-AnAV' ou '- ovna' para uma mulher.

O filho de Ivan teria um patronímico de Ivanovich,
enquanto patronímico da filha seria Ivanovna.


Sobrenome, que é a família ou sobrenome.
Em situações formais, as pessoas usam todos os três nomes.

Amigos e pessoas próximas podem referir-se uns aos outros pelo nome próprio e patronímico. Amigos íntimos e familiares chamar um ao outro pelo primeiro nome apenas.

Relacionamento e Comunicação

Russos são transacionais e não há necessidade de estabelecer relações duradouras com as pessoas antes de fazer negócios.
É ainda uma boa idéia para desenvolver uma rede de pessoas que você conhece e confia A palavra russa "svyasi" significa conexões e refere-se a ter amigos em lugares elevados, que muitas vezes é obrigatório para cortar a burocracia.
É melhor errar do lado da formalidade, quando você faz seu primeiro contato.

Sinceridade é fundamental, uma vez que é necessário para construir confiança, e a confiança é necessária para construir um relacionamento.

A maioria dos russos não confia em pessoas que são "somente negócios".

Uma indicação de que você tem desenvolvido com sucesso uma relação pessoal é o pedido de um favor por essa pessoa.

Etiqueta Empresarial Reunião

]As nomeações são necessárias e devem ser feitas com a maior
antecedência possível.

Muitas vezes, leva cerca de seis semanas para organizar uma reunião com um funcionário do governo.

Confirme a reunião quando você chegar ao país e, novamente, um dia ou dois de antecedência.

Você deve chegar pontualmente para as reuniões. Horários típicos russos estão constantemente mudando, e tudo leva mais tempo do que o esperado, então deve-se estar preparado para ficar esperando. As reuniões podem ser canceladas em curto prazo.

O primeiro encontro é muitas vezes um veículo para determinar se o representante e a empresa que representa são credíveis e dignos de consideração para as transações de negócios futuros.

Use o tempo de forma eficaz para demonstrar o que diferencia a empresa representada da concorrência.

Espere um longo período de socialização e obtendo-a-saber-você conversa antes do negócio é discutida. Ter todo o material impresso disponível em Inglês e Russo.

Russos esperam apresentações longas e detalhadas que incluem um histórico do assunto e uma análise de precedentes já existentes. As reuniões são interrompidas. É comum que várias conversas paralelas que nada têm a ver com o tema da reunião a ser realizada durante a reunião.

No final da reunião, à espera de um sinal "protokol ", que é um resumo do que foi discutido.

Reuniões e negociações são lentas. Os russos não gostam de ser
apressados.

É uma boa idéia de incluir especialistas técnicos na equipe de
negociação.

Hierarquia é importante para os russos. Respeitam Hierarquia, idade e posição, a pessoa mais alto chega a decisões. Executivos russos preferem se encontrar com pessoas de posição semelhante e posição.

Os russos vêem negociações, ganha-perde. Eles não acreditam em ganha-ganha nos cenários. Eles vão continuar negociando até receber concessões.

Os russos podem perder a calma, sair da reunião, ou ameaçar terminar o relacionamento em uma tentativa de forçar você a mudar sua posição.

Os russos costumam usar o tempo como uma tática, especialmente se eles sabem que você tem um prazo. Seja cauteloso em deixar seus colegas de trabalho sabem que você está sob pressão de tempo ou que vai atrasar ainda mais.

Nada é definitivo até que o contrato seja assinado. Mesmo assim, os russos irão modificar um contrato para atender às suas finalidades.

Não use táticas de vendas de alta pressão como eles irão trabalhar contra você.

A Família da Rússia

Famílias russas são grandes e amigáveis. O significado da família na Rússia não se limita ao marido, esposa e filhos. Ela se estende para incluir os avós, tias e tios, irmãos, irmãs, sobrinhos e sobrinhas. Os membros da família russa podem se comunicar uns com os outros e freqüentemente se reúnem,
principalmente em ocasiões familiares, como aniversários e datas especiais.

Assim como em qualquer família, pode haver mal-entendidos e até mesmo brigas entre os membros da família, no entanto uma coisa é certa: os russos apreciam as suas famílias e estão sempre prontos a ajudar os seus parentes nos momentos difíceis.

A tradição que todos devem amar a sua própria casa e
proteger a sua família são ensinadas desde a infância.

Casamentos

Apenas algumas décadas atrás, era muito comum entre os russos a jogar o casamento em idade precoce. Rapazes e moças que se casam com a idade de 18 à 20, enquanto estudava no segundo ano ou terceiro na universidade. A família do estudante típico seria composto por um jovem marido e mulher, fazendo cursos de sua universidade, enquanto que recebem apoio material de seus pais.

Segundo as últimas estatísticas, os casamentos entre russos da mesma idade são muito menos comuns. Na maioria das famílias russas, o marido é de 4 à 6 anos mais velho que sua esposa, mas a diferença de idade de mais de 10 anos ainda é aceitável pela maioria dos russos (por exemplo, o vocalista da banda popular russo Mumiy Troll é dezesseis anos mais de sua jovem esposa).

A tradição russa, segundo a qual uma jovem mulher teve de se casar tão cedo quanto possível, os traços de suas raízes no passado distante.

Na antiga Rússia, uma menina de 15 anos de idade, foi considerada madura o suficiente para a vida adulta e dando à luz filhos. Os casamentos eram arranjados, e foram uma questão de praticidade, com ênfase não estar no romance. Tais
visões sobre a vida preservada na Rússia até o final do século XX, quando os casamentos na idade de 18 à 20 ainda eram comuns. Foi somente no final do século XX, quando uma moça solteira de 20 anos de idade, já não seria conhecido como alguém que "esteve muito tempo como empregadas
domésticas" e uma mulher solteira de 25 anos de idade que deixará de ser chamado de "solteirona".
Hoje em dia a maioria dos jovens, homens e mulheres na

Rússia prefere não se precipitar para o casamento e a tendência oposta ganhou popularidade:

antes do casamento, os futuros cônjuges esforçar-se para receber boa educação, encontrar um emprego decente e conseguir o primeiro sucesso em suas carreiras. Na época do casamento e do nascimento das crianças, as famílias jovens têm suas vidas organizadas e são capazes de se sustentar financeiramente.

O local de moradia

A questão de onde os noivos vão viver não é fácil de responder.

Casais

jovens raramente têm a oportunidade de comprar seu próprio apartamento ou uma casa. Nas famílias ricas, o apartamento pode ser um presente de casamento de parentes. Alguns casais se candidatar por um empréstimo para comprar sua primeira casa. Outros casais alugar um apartamento, pagando aluguel mensal ao proprietário. No entanto, ainda existem muitas famílias jovens que preferem viver com seus pais para economizar dinheiro. Vivendo juntos como uma família é tão comum na Rússia, que pode ser chamado de tradição. Tem sido sempre uma norma para os avós, seus filhos e netos a viver juntos como uma família em uma casa. Esta tendência tem visto algumas mudanças recentemente. Hoje em dia, mais e mais famílias jovens russas lutam para ter sua própria casa enquanto a família se reunir regularmente, durante um jantar em família fim de semana.

União Civil

A união civil tem se popularizado na Rússia. A união civil é uma relação onde um homem e uma mulher vivem juntos e despesas do agregado social sem registrar oficialmente um casamento.

União civil é uma grande oportunidade para o jovem casal para testar os seus sentimentos e verifique se eles estão prontos para uma vida em família. Um casamento se torna oficial quando o casal recebe um certificado de casamento no Cartório de Registro Civil (ZAGS) e se casar em uma cerimônia civil. Além da cerimônia oficial civil, os noivos muitas organizar uma cerimônia de casamento na Igreja Ortodoxa.

Licença parental

O nascimento das crianças significa que um dos cônjuges será obrigado a deixar temporariamente o trabalho. Assim como em outros países, existem agências que oferecem os serviços de babás e baby-sitter no entanto os seus serviços são bastante caros e os jovens preferem os cônjuges para cuidar das crianças ou por conta própria. Muitas famílias recebem o apoio das avós.

É bastante comum na Rússia para uma avó a cuidar das crianças enquanto os pais estão no trabalho. Em qualquer caso, os pais sempre têm o direito de deixar o trabalho durante o prazo previsto em lei. Este período é chamado >B?CA: 45:@5B=K9 (licença parental) e é pago pelo Estado. Ou a mãe ou o pai do recém-nascido pode C9B8 45:@5B 2 (assumir a maternidade), dependendo cujo trabalho paga mais.

Divórcio

Assim como em qualquer outro país, um casal pode perceber que seu casamento tornou-se obsoleta depois de alguns anos de convivência. Formal de dissolução do casamento é chamado @072>4 (divórcio) e ocorre quando um dos cônjuges ou de ambos os arquivos e pedido oficial de divórcio.

As crianças podem ficar com qualquer um a sua mãe ou pai, mas é mais comum para que as mães continuam trazendo los.

Após o divórcio, o pai ajuda a sustentar seus filhos até eles completarem 18 anos, idade em que uma criança é considerada adulta e na Rússia. O apoio vem na forma de pagamentos mensal chamado "0;8<5=BK" (pensão alimentícia).
O montante da pensão alimentícia que o pai paga é de 25% dos salários para uma criança, 1 / 3 dos salários dos dois filhos, ou a metade dos salários de três filhos.

O governo apóia ativamente as famílias jovens para reduzir o número de divórcios. Há um programa especial na Rússia, que apóia a construção de habitação para jovens casais e oferece condições favoráveis de empréstimos para habitação.

Quando uma criança nasce, a jovem família recebe apoio no montante de 343.387 rublos (aproximadamente US $ 11.000 em 2010).
Muitas famílias russas tem três ou mais filhos. Essas famílias são chamados 3>45B=K5 (famílias numerosas) e recebem descontos na eletricidade, gás, água, educação e transporte público.

Cultura

Os russos consideram-se como uma nação bem educada. Eles lêem muito, os livros são baratos, e se pode dar ao luxo de comprar livros sem causar danos sérios a um orçamento familiar.

Os russos também gostam de grandes performances ao vivo em
cinemas e uma vez que os bilhetes são acessíveis (preços em cinemas e teatros são comparáveis), eles irão desfrutar de teatros: ópera, balé, música, teatro...

Normalmente, cada cidade tem alguns teatros. A cultura do teatro foi desenvolvida durante os tempos soviéticos, quando os bilhetes foram vendidos através de escolas e empresas. As cidades foram divididas em áreas e destinado um agente de teatro responsável por cada área específica. O agente traria para a distribuição de bilhetes para cada empresa e da escola
na sua área e a pessoa responsável por "setor da cultura" que organizam visita coletiva ao teatro. Foi um excelente sistema já que as pessoas tiveram a oportunidade de assistir a teatros a partir da idade precoce, a partir de performances irão em um Muppet teatro, passando depois para o Teatro Youth
Theatre, em seguida, Drama, Musical e Opera, de acordo com sua idade.

Também assistiram apresentações em uma empresa é sempre mais divertido, o que contribuiu para a popularidade dos cinemas. Isto é como a maioria das pessoas russas desenvolveu o gosto por apresentações ao vivo.

Os cinemas também estão se tornando popular na Rússia e estão equipados com os mais recentes sistemas de som. Ao povo russo falar sobre cinema, eles costumam dizer "cinema", se eles falam de "teatros", que significa performances ao vivo.

Durante o período soviético havia um sistema bem desenvolvido de trabalho comunitário e em cada grupo (classe na escola, o departamento detrabalho) seria também uma pessoa responsável pelo desporto, educação, informação política do grupo. As pessoas que faziam trabalho comunitário
ganhavam benefícios (ou com desconto de viagens livre, capacidade de comprar bens de déficit, a capacidade de receber um melhor apartamento do governo de graça) isso porque não havia propriedade privada até Perestróica, tudo pertencia ao estado, que estava controlando distribuição e concederia
a maioria dos cidadãos ativos. Infelizmente o sistema de voluntariado foi quebrado com a Perestróica, mas os russos ainda têm esse espírito grande comunidade.

Cultura russa não é individualista. O poder de um indivíduo na Rússia é muito menos do que no oeste e mais negócios são empurrados através da família, amigos e conhecidos. 

 Na Rússia, ainda é preciso conhecer as pessoas
no poder para fazer as coisas funcionarem. É por isso que eles mantêm amizades mais do que um ocidental comum. Eles muitas vezes têm que confiar em seus amigos para ajudá-los.
Você conhece alguém que conhece alguém que está no poder, esta é a maneira que têm as coisas feitas. Se você conhece as pessoas certas, você pode ter as coisas mais difíceis feito com pouco esforço.

INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO

Os vinhos de consumo são divididos em vinhos de mesa e vinhos especiais.

Vinhos de mesa: são os vinhos que uma vez estabilizados, se destinam ao consumo, principalmente durante as refeições. Esses vinhos se subdividem em duas categorias: comuns e finos.
Vinhos especiais: Ao contrário dos de mesa, estes vinhos não se prestam ao consumo durante as refeições, e sim, antes ou depois destas, ou a outras horas do dia. Esses vinhos são considerados bebidas de luxo, tendo um preço bastante elevado.
Vinhos naturais: são de mais de quatorze graus de álcool e açúcar residual biologicamente estável sem adição de álcool.

Vinhos generosos: são vinhos alcoolizados e vinhos licorosos com elevados teores de açúcar.
Dada uma quantidade de uvas selecionadas de determinada qualidade ou uma mistura de qualidades (corte), esmaga-se para obter o mosto, então se adiciona leveduras para a fermentação em pipas, seja de madeira ou atualmente de aço inoxidável. A temperatura deve ser controlada para melhor
"funcionamento" da levedura. Se o vinho é branco, retira-se as cascas, se é rosado, deixa-se por algumas horas e se é tinto elas irão acompanhar a fermentação durante um bom tempo.

Deixa-se o vinho fermentar até obter o resultado desejado, ou seja, as leveduras comem o açúcar da fruta.

Quanto mais açúcar consumido, mais álcool produzido e menos doce o vinho.

Terminada a fermentação, o vinho é removido e normalmente vai para a garrafa ou para envelhecimento em barricas de carvalho.

O vinho de mesa, além de normalmente serem produzidos com um corte de uvas viníferas menos nobres, fica menos tempo fermentando, não é envelhecido e seu controle alcoólico é mais simples, enquanto vinhos finos exigem um maior controle em todas as etapas de produção e estocagem, desde o plantio e colheita da uva até o transporte e varejo. Vinhos de mesa
normalmente não passam por avaliação de denominação de origem ou indicação de procedência, além de serem fabricados para consumo em família, disponíveis muitas vezes em garrafões de 5 litros.
Isso tudo justifica o preço mais acessível do vinho de mesa, seco ou suave, sem tirar seu mérito e servindo, inclusive, para aproximar as pessoas do incrível hábito da apreciação de vinhos, visto que possuem um sabor quase de "suco de uva" e um teor alcoólico mais baixo. Lembre-se que nem sempre o
custo de um vinho está associado à sua qualidade ou ao prazer de o degustar.

Da chegada da uva à vinícola até a exportação da bebida são necessários sete meses de trabalho. Os russos estão ampliando suas compras de vinho numa tentativa para diminuir o consumo de vodka.

Vinhos no Brasil

As exportações brasileiras de vinhos cresceram mais de cinco vezes nos últimos cinco anos, passando de US$ 772 mil em 2003 para US$ 6,82 milhões em 2010 .O mercado internacional tem mostrado uma tendência de demanda por vinhos vindos de áreas de produção mais novas, como é o caso do Brasil.

A Inglaterra foi o principal destino do vinho brasileiro em 2010. Em 2009, a Inglaterra ocupou apenas a 9ª posição entre os países importadores de vinho do Brasil. Os Estados Unidos perderam a liderança para a Inglaterra e  foram no segundo lugar em 2010. Em seguida, no terceiro posto, ficou a Holanda,
recuperando terreno perdido em 2009, quando esteve na 6ª colocação. A Alemanha foi o quarto país que mais comprou vinho brasileiro no ano passado.

As exportações de vinho brasileiro em geral alcançaram US$ 6,82 milhões em 2010, ante US$ 10,1 milhões em 2009, puxadas pelas vendas de vinho a granel para a Rússia. Em 2009, foram comercializados US$ 6,7 milhões em vinho a granel (97% para a Rússia). Em 2010, a exportação de vinho brasileiro a granel caiu para US$ 2,9 milhões (US$ 2,3 milhões para a Rússia e o restante para o Paraguai).
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Características do setor e perfil do consumidor
A Rússia é um dos países com maior índice de consumo de álcool por pessoa, do mundo. As bebidas alcoólicas mais fortes tais como a vodka ocupam grande parte do mercado. Embora, o consumo da vodka seja elevado,


durante últimos anos, com o crescimento da classe média o vinho adquiriu
mais popularidade.
A produção russa de vinho, geralmente de pouca qualidade, é
insuficiente para satisfazer a procura existente, sendo a maior parte do vinho consumido na Rússia importado.

A Rússia pertence aos países onde se denota um consumo crescente de vinho. Nos últimos anos o índice de consumo tem aumentado em média de 8 a 10% por ano. O mercado dos vinhos pode ser considerado como um dos mais promissores.
Moscovo e S.Petersburgo ocupam um lugar particular, pois não são só os dois maiores mercados de venda, mas também os centros de distribuição nacional de vinho importado. O produto importado representa mais de 60% do mercado de vinho.

Aproximadamente 74% do álcool importado chega à Rússia
através de Moscovo e Região de Moscovo. O segundo centro de chegada do álcool importado é a Região de Briansk, sendo o terceiro S. Petersburgo e Região de S. Petersburgo. S. Petersburgo especializa-se principalmente no fornecimento de vinhos de gama média/alta e alta. O preço médio de vinhos
importados através de S. Petersburgo é maior, do que nos outros centros de importação.

Tipos e preferências de consumidores

- As mulheres consomem mais vinho do que os homens, 40% para 26%  respectivamente; - 41% da população de idades compreendidas entre 20 a 44 anos consome vinho;
- Consomem mais vinho as pessoas com educação superior;
- 56% prefere vinho tinto, enquanto que 38% o branco. O vinho rosé não é muito popular.
- Por hábito, os russos consomem o vinho em casa. Devido aos elevados preços praticados nos restaurantes, o vinho torna-se um bem de luxo, que é acessível, somente, à classe média/alta e alta.

A população da Rússia, na sua maioria, prefere vinhos doces e semidoces. Os russos ainda não estão habituados ao paladar dos vinhos secos.

Esta tendência justifica-se pelo facto do mercado ter sido até recentemente abastecido por vinhos georgianos e moldavos. Por outro lado, no interior do país a penetração do vinho proveniente do ocidente era rara. Os apreciadores
e conhecedores de vinho preferem sem duvida o vinho tinto seco.

Outro fator importante na escolha do vinho, para além do preço, tipo de vinho, conhecimento da marca é o aspecto da garrafa. O consumidor russo gosta de produtos diferentes, exclusivos. As pessoas com poder de compra elevado, por vezes, compram o vinho pelo aspecto da garrafa sem que o preço seja um fator de decisão. As formas originais, os selos em verniz, medalhas, enlaçados especiais, são pequenos detalhes que podem influenciar na compra do produto.

Barreiras Técnicas

Em 2006 o mercado de álcool na Rússia sofreu grandes mudanças sendo impostas restrições à importação de vinhos da Geórgia e da Moldávia.

A aproximadamente um pouco mais de 50% do total vinho importado. A ilegalização dos vinhos georgianos e moldavos na Rússia tem um carácter  importação de vinhos destes dois países representava indeterminado, abrindo assim um nicho bastante significativo já que mais de metade dos importadores vão ser obrigados a procurar fornecedores alternativos.. No entanto, prevê-se que no decorrer do ano de 2007, a Rússia
irá começar a importar novamente, vinhos provenientes da Moldávia. Estabelecimento de um novo sistema de controlo chamado EGAIS (Edinaya Gosudarstvennaya

Avtomatizirovannaya Informatsionnaya Sistema)
cujo objectivo é proporcionar ao Estado um controlo absoluto de cada garrafa de vinho ou outra bebida alcoólica que se produz, se importa ou se vende na Rússia. Este sistema foi introduzido de forma tão desorganizada, que criou o caos absoluto no sector o qual e dura desde início do ano 2006.
Essas mudanças, segundo vários analistas do sector, fizeram com que já no 1º semestre do ano 2006 o volume do mercado de vinho fosse de 25,2 milhões de decalitros, o que é 30% menos do que no mesmo período do ano passado. Em resultado da intervenção do Estado no sector de vinhos, a sua quota no mercado alcoólico no decorrer dos primeiros 6 meses diminuiu em 2,8% e atingiu o índice de 4,3% A redução tão significativa do volume  do mercado de vinho foi resultado da diminuição das importações. Os problemas no mercado de vinhos importados fizeram com que no segundo semestre do
ano 2006, o número de importadores atingisse 71 empresas o que representa menos 52 do que no ano anterior.
O "novo nicho" no mercado de vinhos importados ainda não se formou definitivamente e, a redistribuição entre países fornecedores continua.

Atualmente os importadores não só procuram fornecedores de vinhos com preços mais próximos em relação preço/qualidade aos vinhos de Geórgia e de Moldávia mas, para no futuro não correr os mesmos riscos, estão agora a diferenciar o sortido, a procurar novos segmentos de preços e a ampliar o "pool" de fornecedores.

Certificação de Vinhos

O processo de certificação na Rússia é considerado moroso e muito burocrático. Geralmente os procedimentos são da responsabilidade do importador, pois o mesmo conhece os canais através dos quais o procedimento se torna mais rápido.
Para que qualquer produto alimentar seja vendido nas lojas da Rússia, é necessário fazer certificação do produto. Precisa-se ter os seguintes certificados:

- Certificado GOST (é certificado de autenticidade ao Padrão Estatal –

Goststandart)
Agência Federal de regulação técnica (Site: www.gost.ru)
- Certificado Higiénico

GOSSANEPIDNADZOR (Site: www.ostest.ru/ com versão em inglês)

O processo de obtenção de certificados demora aproximadamente um mês.

Caso o exportador trate da certificação, é necessário que os
representantes do órgão de certificação se dirijam ao local da produção do vinho. Para certificar o vinho são precisos os seguintes documentos:

- certificado de qualidade
- certificado de origem
- contrato de fornecimento
- invoice.
Os documentos em português devem ser traduzidos para russo e autenticados.

No processo de certificação, os especialistas verificam também se o rótulo está conforme as regras de Padrão Estatal – não há rigorosidade em relação ao uso nos rótulos de determinados caracteres de um tamanho certo, mas devem ser indicados e em cirílico:
- nome, produtor, importador/distribuidor, país de origem, índices de vinhos, volume, selo de conformidade do produto com as normas GOST, certificado do produto alcoólico, percentagem de álcool, ingredientes e validade.

Conforme a lei "Sobre a defesa dos direitos de consumidor", nas embalagens dos produtos alimentares deve ser apresentada em russo a seguinte informação:

1. Denominação, endereço do produtor, importador, outra informação de contato.

2. Denominação do artigo e suas qualidades de consumo (componentes, volume, espécie, valor alimentar, valor energético, condições de conservação, modo de consumir, etc).

3. Os padrões, na base do quais este produto foi produzido (GOST, TU – padrões russos), ou os padrões a que corresponde o produto (emblema do Padrão da Rússia).

4. A data de produção e o prazo de validade do artigo.
Os intermediários não trabalham com margens inferiores a 50%. Nos restaurantes, os vinhos chegam a ser comercializados com uma margem de 100% sobre o preço comprado no importador/distribuidor, por isso, consumir vinho na restauração torna-se um autêntico luxo.

NEGOCIAÇÃO DO PRODUTO

A comercialização será feita através e uma trading company do setor de alimentos e especializada em vinhos, por ser um canal com maior especialização e conhecimento na área. Essa opção ocorrerá até a empresa adquirir experiência para após realizar comercializações independentes.
Essa trading veio orientada pela associação de vinhos Abravin que auxilia vinicultores que desejam exportar sua produção.

Tarifas/frete/pagamento
O frete selecionado é o marítimo até o porto de St. Petersburgo,
incoterm FAS.

A mercadoria será unitizada junto com os demais produtos da trading contratada.

Por se tratar de uma primeira negociação entre as partes o pagamento fica acertado no contrato como 50% na assinatura do contrato e os outros 50% quando do recebimento do produto, através de carta de crédito.
Canais de distribuição e potenciais importadores
A distribuição do vinho na Rússia comporta alguns intermediários até o produto chegar ao consumidor final. Tendo em conta a dimensão do país, novos canais de distribuição tendem a aparecer: grandes importadores e
distribuidores de Moscovo e St. Petersburgo que comercializam o produto nas principais cidades do país. Regionalmente, os novos canais de distribuição são formados por médios distribuidores que agrupam os produtos dos grandes
importadores nacionais.
Existem dois tipos de canais de distribuição separados, um para o vinho engarrafado e outro para o vinho a granel.

Vinho engarrafado
O importador, sedeado em Moscovo ou St. Petersburgo encarrega-se de distribuir o produto pelos estabelecimentos de venda e para o canal HORECA.
Este é considerado o maior canal de distribuição. O importador vende o vinho a um armazenista regional que, por sua vez negoceia o produto no estabelecimento comercial. Os grandes importadores de Moscovo e St. Petersburgo, para melhor controlar as operações, dispõem de escritórios de
representação conjuntamente com os armazenistas.
Pode-se utilizar os seguintes critérios para classificar os vinhos
engarrafados:
- Vinho cujo preço é inferior a 4 Euros encontra-se nos quiosques, hipermercados ou pequenas mercearias. O único factor de entrada deste tipo de vinho no mercado é o baixo preço praticado.
- Vinho com o preço que varia entre os 4 e 15 Euros é comercializado nos supermercados, hipermercados e em restauração do tipo médio. A qualidade do vinho tem importância neste grupo, no entanto não é o factor decisivo, dado que é um tipo de vinho que é dirigido ao consumidor com pouco poder de compra e pouco exigente. É importante, no entanto considerar a relação preço-qualidade. As vendas do vinho deste grupo têm vindo a aumentar, dado que a
classe média tem tendência em se firmar e, cada vez mais, prefere consumir vinho à vodka no acompanhamento da refeição.

- Vinho de tipo "Premium", onde o preço é superior a 15 Euros, encontra-se em lojas especializadas, supermercados destinados a classe média/alta e na restauração. Factor qualidade é primordial, nomes conhecidos, vinhos galardoados com medalhas têm muita procura.

Esquema de distribuição
Tendências da distribuição
- Aumento das redes comerciais detidas pelos grandes importadores nas
regiões, pois com o aumento do poder de compra por parte dos consumidores
e incremento da economia, cada vez mais a Rússia irá importar vinho.
- Surgimento de importadores nas grandes cidades da Rússia como Nizhni
Novgorod, Ekaterinburgo, Novosibirsk, Rostov-na-Donu.
- Novas lojas especializadas de venda de bebidas alcoólicas
- Cada vez mais se distingue dois tipos de importadores:
- Importadores/distribuidores de vinho de mesa de qualidade média e média/alta. Estes importadores só trabalham com vinhos conhecidos e empresas que têm capacidade para produzir grandes quantidades.
- Importadores/distribuidores de vinho de alta qualidade. Só trabalham com vinhos excepcionais que são colocados na restauração e lojas especializadas.
Concorrentes e preços médios da concorrência
A Rússia com uma população de 142 milhões de pessoas e um dos maiores índices de consumo de álcool per capita, representa um mercado com enorme potencial de desenvolvimento para a indústria do vinho nos próximos anos.
Atualmente, o consumo anual de vinho na Rússia ronda os 6 a 7 litros por pessoa, representando somente 7% das bebidas alcoólicas consumidas em todo o país.
Em 2008, o total das importações russas de vinho alcançou um valor superior a 833 milhões de dólares (cerca de 640 milhões de euros), valor que corresponde a um acréscimo de 22% face a igual período de 2007, apesar de
em termos de volume, este tenha caído em 10% para os 528,15 milhões de
litros.
A Espanha vendeu, assim, 138 milhões de litros de vinho por um valor de 123 milhões de dólares (cerca de 95 milhões de euros), dados que confirmam a posição destacada pelo país no mercado russo, embora o preço médio do vinho espanhol de 0,90 dólares (aproximadamente 70 cêntimos de euro) fique muito aquém dos valores atingidos pelos principais concorrentes,
como França e Itália, cujos vinhos são importados a preços médios de 4,37 e 3,92 dólares, respectivamente.
Distantes aparecem Argentina e Bulgária, com 68 e 66 milhões de dólares de vendas, respectivamente, embora com tendências opostas, já que as vendas de vinhos búlgaros estão em queda, enquanto os vinhos argentinos aumentaram as vendas em valor em 20%.
Potenciais importadores Conforme a Ibravin, ações como a participação em feiras e eventos internacionais trouxeram inúmeros benefícios às vinícolas participantes do projeto. Entre eles destacam-se: o volume exportado e o número de empresas
exportadoras.
Algumas das principais feiras no setor de vinhos:
PRODEXPO – Anual/Fevereiro (a feira de produtos alimentares e bebidas mais importante neste setor)
Organizador: ZAO Expocentr
Web: http://www.expocentr.ru

INDUSTRIA NAPITKOV – Anual/Novembro (a feira do setor de bebidas)
Organizador: Interdrink

Web-site: www.astigroup.ru
The Russian International Wine and Spirits Fair – Anual/Outubro (setor vinhos e bebidas alcoolicas)
Organizador: ZAO Expocentr
Web:www.expocentr.ru e www.winerussia.com

Yarmarka Vin i Vodok – Anual/Junho (Feira de vinhos e vodka)
St. Petersburgo
Web-site: www.drinks.lenexpo.ru

INTERFOOD – Anual/Abril (Feira de produtos alimentares e bebidas)
St. Petersburgo
Web site: www.primexpo.ru

Algumas publicações na área:
VINNAIA KARTA
www.vitrinapress.ru
Tiragem 40.000 / Mensal
Distribui-se gratuitamente em restaurantes e supermercados.

VINOMANIA
www.vinomania.ru
Tiragem 25.000 / Mensal
Revista especializada do setor de vinho para amadores e profissionais.

ENOTEKA
www.enoteka.ru
Tiragem 31.500 / A cada 45 dias

NAPITKI
www.napitki.com
Tiragem 34.000 / Bimensal
Revista do setor de bebidas alcoólicas e vinhos destinadas a importadores, distribuidores, produtores.

SOMMELIER.RU
www.sommelier.ru
Tiragem 3.500 / Mensal
É um boletim especializado da Associação Russa de Sommeliers.

IMPERIA VKUSA
www.imperiavkusa.ru
Tiragem 70.000
Revista especializada em bebidas alcoólicas e gastronomia, distribui-se gratuitamente em restaurantes e cadeias de distribuição.

CHEF
www.nta-rus.com
Tiragem 30.000 / Mensal
Dirigida a Chefes de cozinha, diretores de restaurantes, para informar sobre
produtos alimentares e vinhos

RESTORANNIE VEDOMOSTI
www.restaurator.ru
Tiragem 18.000 / Mensal
Revista especializada no setor de restaurantes

PROFESSIONAL MANAGER
www.promanager.ru
Tiragem 7000 / Trimestral

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Rússia é um grande país, um importante parceiro do Brasil.
Emergente em busca de seu lugar na economia mundial. Já possui um histórico de parcerias, mas precisamos trabalhar mais alguns produtos para fortificar esse elo.
O Brasil possui um grande potencial exportador e tem disponível várias ferramentas para facilitar essa operação, o governo trabalha e incentiva essas operações e divulgação da marca Brasil, e aos empreendedores brasileiros ´[e necessária a especialização, qualificação e iniciativa de ampliar horizontes.
BIBLIOGRAFIA
www.kwintessential.co.uk/resources/global-etiquette/russia-country-profile.html
http://masterrussian.com/russianculture/russian_family.htm
http://www.womenrussia.com/russians.htm
http://www.ruralnet.com.br
http://www.al.rs.gov.br
http://www.suapesquisa.com/paises/russia
http://www.brasil-russia.com.br/lenina.htmhttp://www.brasil-
russia.com.br/dados_estatisticos.htm

www.interjornal.com.br www.achanoticias.com.br
http://www.winesfrombrazil.com
http://www.aprendendoaexportar.gov.br/alimentos