quarta-feira, 18 de junho de 2014

Água essencial para a vida no planeta

Água: essencial para a vida no planeta. E está acabando.

estudo dirigido para OMC e outros fins de governos autônomos.
Se houver necessidade de detalhes mais aprofundado, faça a sua própria pesquisa.  

Sem água, sem vida. Simples assim.

A Terra é azul porque três quartos da sua superfície está coberta de água. Pena que 97,5% pertença aos oceanos. Da pequena parcela que corresponde à água doce, 90% está estocada nos pólos e no subsolo. O resultado final é que somente 0,26% de toda água existente está disponível para consumo humano. Não é de admirar que estejamos à beira de uma grande crise e que em regiões de mais intensa escassez como no Oriente Médio se fale em guerras pela água, o bem mais precioso.

Mesmo no Brasil, onde estão 12% das reservas planetárias de água doce, a distribuição e o acesso são desiguais. Kyoto, Osaka e Shiga, onde vivem quase 6 milhões de japoneses, sediaram o 3º Fórum Mundial da Água ocorrido entre o dia 16 e 23 de março de 2003 com a participação de 180 países e 24 mil delegados, assistindo a intensos debates sobre como levar à prática resoluções já tomadas em mega-reuniões anteriores da ONU, como a Rio + 10 de Joanesburgo em 2002 e a que originou a Declaração do Milênio no ano 2000, onde se prevê reduzir à metade até 2015 a proporção de pessoas sem acesso a água potável e segura (e a serviços de saneamento básico). Para que tais metas se concretizem, será preciso aplicar nos países em desenvolvimento e em transição (Europa Oriental) 180 bilhões de dólares anualmente, ao longo dos próximos 25 anos. Hoje, os gastos anuais são de 80 bilhões.

"Embora o País tenha muita oferta de água, a distribuição não é ideal, tem muitas discrepâncias", diz o coordenador da área de meio ambiente da Unesco no Brasil, Celso Schenkel. Num ranking da Unesco envolvendo 180 países sobre a quantidade anual de água disponível per capita, o Brasil aparece na 25ª posição - com 48.314 m³.

O mais pobre em água é o Kuwait (10 m³ anuais por habitante, seguida pela Faixa de Gaza (52m³) e Emirados Árabes Unidos (58m³). Na outra ponta, excetuando-se a Groenlândia e o Alasca, a Guiana Francesa é o país com maior oferta (812.121 m³), seguida por Islândia (609.319 m³), Guiana (316.698 m³) e Suriname (292.566 m³).

Em todo o mundo, as mudanças climáticas serão responsáveis por 20% do aumento da falta d’água, diz o relatório. Não somente nas zonas propensas à seca, mas também nas áreas tropicais e subtropicais as chuvas devem ser menos intensas e menos freqüentes.

Seis mil crianças com menos de cinco anos morrem por dia em todo o mundo em razão de doenças relacionadas a impurezas da água consumida. O informe alerta que a escassez nos reservatórios será resultado do crescimento populacional, da poluição e das mudanças climáticas. A previsão é de que a disponibilidade de água por pessoa vai cair um terço nos próximos 20 anos.

O relatório foi uma das mais importantes contribuições levadas ao 3º Fórum Mundial da Água, em Kyoto. O trabalho da Unesco destaca ainda que, até 2050, dois milhões de pessoas de 48 países enfrentarão problemas de escassez de água. Isso numa projeção otimista. Numa avaliação pessimista, a crise poderá afetar sete milhões de pessoas em 60 países. Os países mais pobres em oferta de água são: o Kuait, com dez metros cúbicos de água por pessoa ao ano, a Faixa de Gaza, com 52 metros cúbicos, e os Emirados Árabes, com 58 metros cúbicos. O país com a melhor oferta de água no mundo é a Groelândia.

O relatório das Nações Unidas é o maior já produzido sobre a disponibilidade e a qualidade da água no mundo.

O diretor do Programa Mundial de Água da Unesco, agência da ONU responsável pelo relatório, Gordon Young, afirmou à agência Reuters que não existe água em condições higiênicas e sanitárias adequadas para cerca de 40 % da população mundial. "Este fato é uma tragédia absoluta", disse ele.

O diretor da Unesco ressaltou que os líderes mundiais não demonstram disposição em resolver a queda no abastecimento de água.

Para Gordon Young, os políticos atuais gastam muitos recursos na construção de armamentos e, por isso, não sobra dinheiro para a implementação de projetos para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água disponível.

De acordo com o relatório da ONU, cerca de seis milhões de toneladas de lixo são despejadas por dia em rios, lagos e canais.

Grande parte da água limpa no mundo é utilizada em irrigação. Para a ONU, a economia seria maior se a água suja fosse tratada e utilizada na colheita de alimentos.

A ONU incluiu no documento um ranking de países no que se refere ao tratamento da água. Finlândia, Canadá, Nova Zelândia e Grã-Bretanha apresentaram os melhores desempenhos. A Bélgica ficou atrás de países como Índia e Marrocos.

O relatório das Nações Unidas alerta também para o risco de conflitos por causa da escassez de água, principalmente no Oriente Médio.

O Alarmismo

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.

A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.

Qual o volume de água potável disponível? 

· Os dados que são utilizados pela mídia mundial são: De toda a água disponível na terra 97,6% está concentrada nos oceanos (tabela 1.1). A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Você acha 2,4% pouco? Então ouça isso: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.

Assustado? A realidade não é tão terrível quanto estes números parecem apontar. Em sua grande maioria estes números estão sendo manipulados, por alguns, de forma a criar uma verdadeira histeria coletiva em relação a água.



O que está sendo feito em relação a isso?

· Em decorrência das notícias alarmistas vários países já começam a se preparar para a venda de grandes volumes de água, pensando em lucrar em cima da necessidade dos outros. No Canadá, por exemplo, a preocupação já é com a legislação que não permite a venda de grandes volumes como é feito com o petróleo.

· A população se prepara para tempos ruins, onde o consumo de água deverá ser significativamente reduzido. Existe uma tendência mundial de culpar e perseguir aqueles que, mesmo pagando, consomem mais.

Neste relatório iremos fornecer alguns dados, cientificamente embasados, que irão adicionar uma nova perspectiva àquela gerada pelas projeções catastróficas acima.

As reservas mundiais de água 

Em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água, estamos muito bem, obrigado. O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial.

A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto é muito importante dizer que apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos. Ou seja a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado.



CICLO HIDROLÓGICO


O causador deste fenômeno é um processo chamado Ciclo Hidrológico, através do qual as águas do mar e dos continentes se evaporam, formam nuvens e voltam a cair na terra sob a forma de chuva, neblina e neve. Depois escorrem para rios, lagos ou para o subsolo formando os importantes aquíferos subterrâneos, e aos poucos correm de novo para o mar mantendo o equilíbrio no sistema hidrológico do planeta (clique na foto para detalhes).

A água somente passa a ser perdida para o consumo basicamente graças à poluição e à contaminação, nunca devido ao assoreamento como muitos dizem. São estes fatores que irão inviabilizar a reutilização, causando uma redução do volume de água aproveitável da Terra.

O Brasil é altamente privilegiado em termos de disponibilidade hídrica global. Nós temos um volume médio anual de 8.130 km3, que representa um volume per capita de 50.810 m3/hab.ano. Estes números devem ser encarados com uma certa reserva pois a distribuição de água no Brasil, como veremos adiante, também é bastante irregular. A Amazônia, o lugar mais rico em água potável superficial de todo o Planeta está distante dos grandes centros urbanos nacionais.

Conclusão 1: O gerenciamento da água é que deve ser considerado o grande problema e não seu "desaparecimento". Desta forma quando o Governo tenta culpar o usuário pelo consumo excessivo de água está, na realidade, confessando a sua incapacidade em suprir este excesso de água no presente e, possivelmente, no futuro. O cidadão pode e deve evitar perdas desnecessárias do produto, mas não deve, sob hipótese nenhuma, ser responsabilizado pela falta de água. A única forma de inviabilizar a água para o consumo é a contaminação da mesma por poluentes. Portanto cabe, mais uma vez as autoridades criar leis severas que punam exemplarmente aqueles que poluem e contaminam as águas.

Como é consumida a água?

"A rã não bebe toda a água do tanque onde mora" - Provérbio indígena norte-americano

Existem diferentes cálculos sobre a quantidade diária de água que um ser humano necessita para viver adequadamente. Alguns levam em consideração apenas o imprescindível para matar a sede, cozinhar e tomar banho; outros incluem o necessário para a limpeza de roupas e espaços.

Esses cálculos variam de 25 litros a 50 litros diários, o que indicam volumes de 9.125 litros a 18.250 litros por pessoa ao ano.

Ocorre que o volume de reserva de água doce por pessoa vem diminuindo com o passar do tempo, conforme podemos observar na tabela abaixo:

Clique na figura para expandir!

A realidade, entretanto, exige mais água: para cultivar uma horta, para o trato de animais domésticos, para o cuidado especial de doentes, para a limpeza pública e de locais de trabalho... E o desenvolvimento tecnológico cria novas necessidades, como as máquinas de lavar roupas e louças ou os automóveis. Veja, abaixo, a média do consumo em litros de água para algumas atividades do cotidiano:



Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) classificou os países em cinco categorias. Para isso levou em consideração o volume de água renovável dividido pelo tamanho da população, começando por um mínimo de 1 milhão de litros para cada uma.

Na categoria escassez, estão os países nos quais há menos de 1 milhão de litros por pessoa anualmente — são os que se encontram em pior situação. Na categoria “água no limite” estão os países que possuem entre 1 milhão e 1,7 milhão de litros por pessoa ao ano.

O Brasil está no melhor grupo, com mais de 10 milhões de litros de água doce disponível por habitante anualmente, mas as maiores reservas estão no norte, longe das grandes cidades.

Atualmente, entre os 6 bilhões de habitantes do mundo, 500 milhões já vivem no pior grupo, em países do norte da África (como o Egito, a Líbia e a Argélia) e na Península Arábica (como a Arábia Saudita, a Síria e a Jordânia).

A Índia, com cerca de 1 bilhão de habitantes, está no grupo de “água no limite”, e a China, com mais de 1 bilhão, no grupo de “água insuficiente”.

A ONU calcula que, no ano 2050, o mundo terá uma população de 8,9 bilhões de pessoas, das quais 4 bilhões viverão em países com escassez crônica de água, o pior grupo. Nesses países, a escassez de água poderá provocar problemas graves na saúde pública e inviabilizar o crescimento da economia e a geração de empregos.

Para conseguir abastecer-se de água, os países que sofrem com a escassez utilizam diferentes métodos: o transporte por caminhões, por navios tanques e também em gigantescos sacos plásticos arrastados por navios.

O consumo de água no planeta é que ditará as políticas de gerenciamento da água.

O consumo de água per capita varia de país para país e de lugar para lugar. Alguns exemplos abaixo.

Clique na figura para expandir!
Na tabela acima observamos que o consumo é significativamente maior nos países desenvolvidos quando comparados ao Brasil. No Brasil o maior consumo per capita é observado no Distrito Federal que é ainda 33% menor que o consumo médio do Canadá.

O principal uso de água é, sem dúvida nenhuma, na agricultura. As águas públicas, que precisam tratamento e transporte tem uma distribuição diferente. Aproximadamente 60% desta água será usada para fins domésticos, 15% para fins comerciais e 13% em indústrias. O restante para fins públicos e outras necessidades.

No Brasil o consumo de água per capita multiplicou-se por mais de dez ao longo do século 20. Mesmo assim existem milhões de cidadãos sem acesso a água de qualidade. Da mesma forma milhões de casas não tem rede de esgotos.

É necessário um investimento significativo, por parte das autoridades, neste setor. Se este investimento não for efetuado, em pouco tempo teremos o caos social derivado pela falta d'água. Neste caso o grande culpado será, mais uma vez, a falta de previsão e de investimentos do setor público e não o cidadão.

Já, nos outros países onde além do problema de gerenciamento existe a falta de reservas de água o problema poderá ser, realmente, gravíssimo no futuro próximo.

A tecnologia mais promissora é a dessalinização da água dos mares e lagos salgados, que pode ser feita por meio da filtragem ou da destilação da água em usinas. De 1980 ao ano 2000, o preço do metro cúbico de água do mar dessalinizada diminuiu de 5,50 dólares para 55 centavos de dólar, e este parece ser o método que será o mais adotado.

Outras soluções são a cobertura de encostas e áreas com plásticos para a captação de orvalho e chuva e seu armazenamento em cisternas, além do tratamento da água usada para ser reutilizada, a chamada água de reúso.

A água no Brasil

O nosso país, conforme dito, é privilegiado. Temos gigantescas reservas de água praticamente em todos os Estados com exceção dos situados no semi-árido do Nordeste.

Isso não é nenhuma novidade!

O que a maioria não sabe é que existem reservas simplesmente gigantescas, maiores ainda que aquelas contidas nos rios e lagos de superfície. São as reservas dos aquíferos subterrâneos.

O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. Os 70% da água disponível para uso estão localizadas na Região Amazônica, que representa apenas 7% da população do País. Enquanto que os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender os 93% restantes. Estima-se que 51% do abastecimento de água no Brasil são feitos por captações subterrâneas através de 200.000 poços tubulares e mais de 1 milhão de poços/cacimbas. A ausência de controle sobre as diversas atividades do homem (práticas domésticas, agrícola e comercial) modificadoras dos mecanismos de reposição natural da água, principalmente dos recursos hídricos subterrâneos, denotam a importância da regulamentação e controle sobre os nossos recursos.

No Brasil, 92,7% das residências têm rede da água potável segundo dados do Ministério das Cidades. "Mas no nordeste o sistema de abastecimento não consegue garantir água todo dia", diz o diretor da Agência Nacional de Águas, Benedito Braga. No que diz respeito à rede de esgoto, a situação é oposta. Apenas 37,7% dos domicílios estão ligados à rede de coleta. O resto é lançado nos rios e no mar. É essa poluição - somada aos dejetos industriais - que está na base da crise da água. Atualmente, estima-se que haja 120 mil km³ de água contaminada no mundo - uma quantidade maior do que o total existente nas dez maiores baciais hidrográficas do planeta. Se o ritmo de contaminação não se alterar, o número pode chegar aos 180 mil km³ em 2050. Segundo a ONU, um litro de água com dejetos contamina oito litros de água pura. "De todas as crises sociais e naturais que os seres humanos devem enfrentar, a dos recursos hídricos é a que mais afeta a nossa própria sobrevivência e a do planeta", afirma o diretor geral da Unesco, Koichiro Matsuura.

Clique na figura para expandir!

A grande reserva Brasileira de água: os aquíferos subterrâneos

Lembre-se que no ciclo hidrológico, uma parte da água superficial penetra nas rochas permeáveis formando vastos lençóis freáticos também chamados de aquíferos.

O maior aqüífero conhecido do mundo, O AQÜÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este super-aquífero estende-se pelo Brasil, (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²).

Este aqüífero pode conter mais de 40 mil quilômetros cúbicos de água o que é superior a toda a água contida nos rios e lagos de todo o planeta. Somente este fato poderia significar que o abastecimento de água Brasileiro estaria garantido , sem reciclagem e reaproveitamento por milhares e milhares de anos...imagine então se fizermos uma reciclagem, tratamento e reaproveitamento eficientes...teremos água para todo o sempre.

Estima-se que por ano o Aquífero Guarani receba 160 quilômetros cúbicos de água adicional vindas da superfície. Este é um ponto que pode ser considerado um problema ou uma solução. Se estas águas superficiais estiverem contaminadas o aquífero será terrivelmente atingido.

A água do Guarani já abastece muitas comunidades nos Estados do Sul-Sudeste do País.
Reservatórios subterrâneos de água potável são conhecidos em todos os terrenos e regiões do Brasil. Mesmo no semi-árido do Nordeste existem gigantescos reservatórios. Somente um deles possui um volume de 18 trilhões de metros cúbicos de água disponível para o consumo humano, volume este suficiente para abastecer toda a atual população brasileira por um período de, no mínimo, 60 anos isso sem reciclagem ou reaproveitamento desta água.

O potencial de descoberta de novos aquíferos, inclusive maiores do que o próprio Guarani é muito grande. É só lembrar que 3/4 dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados da superfície Brasileira correspondem a Bacias Sedimentares como a do Paraná. Todas estas bacias contém unidades sedimentares porosas e permeáveis que podem formar excelentes aquíferos de dimensões continentais.

Em sondagens profundas (>400m) na Bacia do Amazonas (PA) podemos constatar esta verdade. Intersectamos um gigantesco aqüífero com artesianismo que até hoje fornece água ininterrupta à comunidade da Transamazônica. Este reservatório, ainda não mapeado, foi intersectado em poucos furos distantes dezenas de quilômetros o que dá uma idéia de seu volume.

Mais interessante ainda é que os aquíferos tem uma água pura, sem poluentes ou contaminantes podendo ser utilizada diretamente para consumo. Em outras palavras uma água barata e pura que não necessita de tratamento.

Conclusão 2: O Brasil tem, provavelmente, as maiores reservas de água do mundo. Estas reservas estão distribuídas em todo o Território Nacional. O mapeamento dos principais mananciais subterrâneos do Brasil deve ser uma prioridade. Mais ainda é fundamental que seja monitorada a qualidade da água que penetra nos aquíferos evitando, por intermédio de pesadas multas, a poluição e contaminação desta água o que pode comprometer um dos maiores bens do País.

Reservas alternativas de água

A única maneira de acabar com a água da Terra é acabando com o planeta.

A água está presente em praticamente todos os ambientes conhecidos. Na atmosfera, na superfície, nos aquíferos subterrâneos, nos seres vivos, nas emanações vulcânicas e também na maioria das rochas.

As rochas da crosta terrestre são ricas em minerais hidratados. Se alguém tiver interesse em calcular a quantidade de água encerrada na estrutura de minerais formadores de rocha verá que o volume é simplesmente imenso. É lógico que , nas condições atuais essas reservas são apenas teóricas, já que o custo da extração desta água será muito elevado e anti-econômico. No entanto esta tecnologia poderá ser útil na conquista de planetas com pouca água como Marte.

Soluções mais óbvias que estão sendo ou serão praticadas em breve são: 

Dessalinização: A dessalinização das águas do mar e de aquíferos subterrâneos com salinidade elevada será a solução para vários países que tenham o capital, a tecnologia e o acesso à água salgada. Infelizmente a água potável gerada por estas usinas ainda será um produto caro e, naturalmente inacessível a muitos.

Tratamento de águas servidas: No processo de gerenciamento de águas este é um ponto fundamental. Os países mais desenvolvidos estão investindo pesado nesse campo. No Brasil cidades como Brasília estão se destacando no tratamento e reaproveitamento dessas águas.

Captação das águas da chuva: Em países com estações chuvosas é possível maximizar os reservatórios e estoques de água pelo uso inteligente da água de precipitação.

Por exemplo: somente a água que é precipitada na Grande S. Paulo durante os meses de janeiro a março é superior em volume a todo o consumo desta cidade em um ano. Este exemplo é válido para quase todos os locais onde existem estações chuvosas.



Precipitação média mensal (mm) em São Paulo no período 1961-1990

Conclusão final: A água da terra não está acabando. Na realidade a água da superfície terrestre pode estar aumentando pela adição de água vulcânica. O valor da água deverá aumentar consideravelmente pois existem países carentes que terão que utilizar tecnologias caras ou importar água de países ricos. O Brasil não deverá ter problema de falta de água se os governantes investirem adequadamente no gerenciamento, armazenagem, tratamento e distribuição das águas. Evitar a poluição das águas deve ser considerada a prioridade número um dos Governantes.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Rio - Cidade Maravilhosa - Etimologia e História

Rio de Janeirocapital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidadebrasileira mais conhecida no exterior,10 11 maior rota do turismo internacional no Brasil12 e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul,12 a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. Atualmente, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.13 14
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praiasdos bairros de CopacabanaIpanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.
Representa o segundo maior PIB do país15 (e o 30º maior do mundo16 ), estimado em cerca de 140 bilhões de reais(IBGE/2007),9 e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias depetróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, asOrganizações Globo.17 Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5 952 artigos entre 1998 e 2002.18 Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para a recém-construída Brasília. Sendo, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815) - uma colônia do império ultramarino português - de 1763 até 1815, depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, em decorrência da fundação de Brasília, no mesmo ano, ocorrendo a transferência do governo para a última. Em 1968, já com a capital brasileira sendo Brasília, o Estado brasileiro tomou o nome de República Federativa do Brasil, sua denominação oficial até hoje.

Etimologia

Baía de Guanabara, à margem da qual a cidade se organizou, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemosem 1 de janeiro de 150219 . Embora se afirme que o nome "Rio de Janeiro" tenha sido escolhido em virtude de os portugueses acreditarem tratar-se a baía da foz de um rio, na verdade, à época, não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías - motivo pelo qual foi o corpo d'água corretamente designado como rio. Os franceses, que se aliaram aos tupinambás, estabeleceram-se na região em 1555 mas foram expulsos pelos portugueses em 1567.livro 1

História

Colonização portuguesa e invasões estrangeiras


Mapa da Baía de Guanabara em 1555.
O litoral do atual estado do Rio de Janeiro era habitado por índios do tronco linguístico macro-jê há milhares de anos atrás. Por volta do ano 1000, a região foi conquistada por povos de língua tupi procedentes da Amazônia. Um destes povos, ostamoios, também conhecidos como tupinambás, ocupava a região ao redor da Baía de Guanabara no século XVI, quando os portugueses chegaram à região20 .
A Baía de Guanabara, à margem da qual a cidade foi fundada, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1 de janeiro de 150219 No entanto, em 1 de novembro de 1555, os franceses, capitaneados por Nicolas Durand de Villegagnon, apossaram-se da Baía da Guanabara, estabelecendo uma colônia na ilha de Sergipe (atual ilha de Villegagnon).livro 1 Lá, ergueram o Forte Coligny, enquanto consolidavam alianças com os índios tupinambás locais. Enquanto isso, os portugueses se aliaram a um grupo indígena rival dos tupinambás, os temiminós e foi com o auxílio destes que atacaram e destruíram a colônia francesa em 1560.livro 1 Os franceses só foram completamente expulsos da região pelos portugueses em 1567.livro 1

Fundação da cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá.
Persistindo a presença francesa na região, os portugueses, sob o comando deEstácio de Sá, desembarcaram num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, fundando, a 1 de março de 1565, a cidade de "São Sebastião do Rio de Janeiro".livro 1 Uma vez conquistado o território, em uma pequena praia protegida pelo Morro do Pão de Açúcar, edificaram uma fortificação de faxina e terra, o embrião da Fortaleza de São João.livro 1
A expulsão e derrota definitiva dos franceses e seus aliados indígenas, no entanto, só se deu em janeiro de 1567.livro 1 A vitória deEstácio de Sá, subjugando elementos remanescentes franceses (os quais, aliados aos tamoios, dedicavam-se ao comércio e ameaçavam o domínio português na costa do Brasil), garantiu a posse do Rio de Janeiro, rechaçando, a partir daí, novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, seu domínio sobre as ilhas e o continente.livro 1 A povoação foi refundada no alto doMorro do Castelo (completamente arrasado em 1922), no atual Centro da cidade. O novo povoado marcou o começo de fato da expansão da cidade.livro 1
Durante quase todo o século XVII, a cidade acenou com um desenvolvimento lento.livro 1 Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao Paço e ao Mercado do Peixe, à beira do cais. A partir delas, nasceram as principais ruas do atual Centro.livro 1 Com cerca de 30 000 habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial.livro 1
Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII: a proximidade levou à consolidação da cidade como proeminente centro portuário e econômico. Em 1763, o ministro português Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.livro 1

Vinda da corte portuguesa e período imperial

vinda da corte portuguesa, em 1808, marcaria profundamente a cidade, então convertida no centro de decisão do Império Português, debilitado com as guerras napoleônicas. Após a Abertura dos Portos, tornou-se um proeminente centro comercial. Nos primeiros decênios, foram criados diversos estabelecimentos de ensino, como a Academia Militar, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios e aAcademia Imperial de Belas Artes, além da Biblioteca Nacional - com o maior acervo da América Latina21 - e o Jardim Botânico. O primeiro jornal impresso do Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro22 , entrou em circulação nesse período. Foi a única cidade no mundo a sediar um império europeu fora da Europa.livro 1
Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo transferiu-se para Brasília. Atualmente é a segunda maior cidade do país, depois de São Paulo. Entre 1808 e 1815, foi capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, como era oficialmente designadoPortugal na época. Entre 1815 e abril de 1821, sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após elevação do Brasil à parte integrante do reino unido supracitado.livro 1
Após a Independência do Brasil (1822), a cidade tornou-se a capital do Império do Brasil, enquanto a província enriquecia com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba.livro 1 De modo a separar a província da capital do Império, a cidade foi convertida, no ano de 1834, em Município Neutro, passando a província do Rio de Janeiro a ter Niterói como capital.livro 1
Como centro político do país, o "Rio" concentrava a vida político-partidária do Império. Foi palco principal dos movimentos abolicionista e republicano na metade final do século XIX.livro 1 Durante a República Velha (1889-1930), com a decadência de suas áreas cafeeiras, o estado do Rio de Janeiro perdeu força política para São Paulo e Minas Gerais.livro 1

Período republicano


Vista panorâmica da Enseada de Botafogoem 1889.
Com a Proclamação da República, nas últimas décadas do século XIX e início do XX, o Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais advindos do crescimento rápido e desordenado. Com o declínio do trabalho escravo, a cidade passara a receber grandes contingentes de imigrantes europeus e de ex-escravos, atraídos pelas oportunidades que ali se abriam aotrabalho assalariado.livro 1 Entre 1872 e 1890, sua população duplicou, passando de 274 mil para 522 mil habitantes.livro 1
O aumento da pobreza agravou a crise habitacional, traço constante na vida urbana do Rio desde meados do século XIX. O epicentro dessa crise era ainda, e cada vez mais, o miolo central - a Cidade Velha e suas adjacências -, onde se multiplicavam osCortiços e eclodiam as violentas epidemias de febre amarelavaríolacólera-morbo, que conferiam à cidade fama internacional de porto sujo.livro 1

Fotografia da Enseada de Botafogo em 1921.

Bondinho do Pão de Açúcar entre as décadas de 1940 e de 1950.
Muitas campanhas de erradicação, perpetradas pelos governos da época, não foram bem recebidas pela população carioca. Houve muitas revoltas populares, entre elas, a Revolta da Vacina, de 1904, que também teve como causa a tomada de medidas impopulares, como as reformas urbanas do centro, executadas pelo engenheiro Pereira Passos.livro 1 Vários cortiços foram demolidos e a população pobre da região central deslocada para as encostas de morros, na zona portuária e no Caju, sobretudo os morros da Saúde e da Providência.livro 1 Tais povoamentos cresceram de maneira desordenada, dando início ao processo de favelização (ainda não muito preocupante na época) - o que não impediu a adoção de várias outras reformas urbanas e sanitárias que modificaram a imagem da então capital da República. Data desse período a abertura do Theatro Municipal e da Avenida Rio Branco, com os edifícios inspirados em elementos da Belle Époque parisiense, e a inauguração, em 1908, do Bondinho do Pão de Açúcar, um dos marcos da engenharia brasileira, em comemoração aos 100 anos da Abertura dos Portos.23 24
A ocupação da atual zona sul efetivou-se com a abertura do Túnel Velho, que fazia a conexão entre Botafogo e Copacabana. O surgimento do Copacabana Palace, em 1923, consagrou definitivamente o processo de ocupação e o turismo na região, que experimentou uma explosão demográfica. O Cristo Redentor seria inaugurado em 1931, tornando-se um dos cartões-postais do Rio e do Brasil.25
Após a transferência da Capital Federal para Brasília em 1960, o Rio foi transformado numa cidade-estado com o nome de Guanabara. Em 15 de março de 1975 ocorreu a fusão com o antigo estado do Rio de Janeiro e, em 23 de julho, foi promulgada a Constituição do Rio de Janeiro.livro 1
Em 1992, sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUCED), mais conhecida como Rio-92, ouECO-92 - a primeira conferência internacional de peso realizada após o fim da Guerra Fria, com a presença de delegações de 175 países.26 27
Foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007, ocasião à qual realizou investimentos em estruturas esportivas (incluindo a construção do Estádio Olímpico João Havelange) e nas áreas de transportes, segurança pública e infraestrutura urbana. Ainda no âmbito esportivo, a cidade irá sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 2014 inclusive a final e osJogos Olímpicos de Verão de 2016.28 29 30

Vista da cidade do Rio de Janeiro em 1967.
Entre a noite de sábado, 20 de novembro, até o dia 27 de novembro de 2010, sucederam-se na Região Metropolitana do Rio de Janeiro vários atos de violência organizada. Durante os ataques e depois, durante as operações, registrou-se que pelo menos 181 veículos teriam sido incendiados pelos criminosos. Nesse período, ocorreram ainda 39 mortes, cerca de duzentas detenções para averiguação e quase setenta prisões.31 32 No dia 25 de novembro, deu-se a maior ofensiva da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com seu Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atuando ao lado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, encabeçada pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e em parceria com o Corpo de Fuzileiros Navais, que disponibilizou seis blindados e um grupamento de fuzileiros navais da mesma unidade para apoio logístico da operação, que resultou na ocupação do território da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, regiões da cidade que até então estava em poder dos narcotraficantes do Comando Vermelho.33
Em 1 de julho de 2012, a paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro foi elevada à categoria de Patrimônio Cultural da Humanidadepela UNESCO. O conceito de paisagem cultural foi criado pela agência da ONU em 1992. A cidade teve sua candidatura aprovada na 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em São Petersburgo, na Rússia, tendo a candidatura sido representada pela ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda.13

Geografia


Imagem do Rio de Janeiro a partir daEstação Espacial Internacional.
A cidade ocupa a margem ocidental da baía de Guanabara e as ilhas (como Governador e Paquetá), e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros.livro 2 Está assentada sobre três grandes maciços:livro 2 Pedra Branca,34 Gericinó e o da Tijuca35 ) com picos de interesse turístico como o Bico do Papagaio, Andaraí, Pedra da Gávea,36Corcovado, o Dois Irmãos e o Pão de Açúcar.37
Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e inclui mais de cem ilhas que ocupam 37 km², e desdobra-se em três partes, voltadas à baía de Sepetiba, ao oceano Atlântico e à baía de Guanabara. O litoral da baía de Sepetiba tem como único acidente geográfico de expressão a Restinga da Marambaia e é arenoso, baixo e pouco recortado. O litoral da baía de Guanabara é recortado, baixo, abarca muitas ilhas (como a do Governador com de 29 km²) e, em suas margens, situam-se o centro comercial e os subúrbios industriais. O litoral Atlântico expressa alternâncias consideráveis, apresentando-se ora alto, quando em contato com as ramificações costeiras dos maciços da Pedra Branca e da Tijuca, ora baixo, trecho pelo qual se estendem as praias integradas à paisagem urbana. Diversas lagoas, como as da TijucaMarapendiJacarepaguá e Rodrigo de Freitas formaram-se nas baixadas, muitas de terreno pantanoso a ainda não completamente drenado.livro 2
clima tropical atlântico prevalece na cidade, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano, com média anual aproximada de 22,0 °C e médias diárias elevadas no verão que ficam entre 30º a 32º °C.38 Por se tratar de uma cidade litorânea, o efeito da maritimidade é perceptível, traduzindo-se emamplitudes térmicas relativamente baixas. Os verões são quentes e úmidos e ocasionalmente com temporais.39 Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de 1961 a 2013, a menor temperatura já registrada no Rio de Janeiro foi de 10,1 °C em 18 de outubro de 1977,40 e a maior atingiu a marca dos 42 °C em 1º de dezembro de 2002.41 O maior acumulado de chuva registrado em 24 horas foi de 178,5 milímetros em 6 de abril de 2010,42 enquanto o maior acumulado mensal foi de 472,9 milímetros em janeiro de 1962.43
[Esconder]Dados climatológicos para Rio de Janeiro
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima registrada (°C)40,941,84139,336,335,934,938,940,640,740,54242
Temperatura máxima média (°C)30,230,229,427,826,425,22525,525,42627,428,627,3
Temperatura média (°C)26,326,62624,422,821,821,321,822,222,92425,323,8
Temperatura mínima média (°C)23,323,523,321,920,418,718,418,919,220,221,422,421
Temperatura mínima registrada (°C)17,718,918,616,211,111,612,210,610,210,115,117,110,1
Chuva (mm)137,1130,4135,894,969,842,741,944,553,686,597,8134,21 069,4
Dias de chuva (≥ 1 mm)11789664579101193
Umidade relativa (%)79798080807977777980798079,1
Horas de sol211,9201,3206,4181186,3175,1188,6184,8146,2152,1168,5179,62 181,8
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (médias climatológicas de 1961 a 1990;44 45 46 47 48 49 50 recordes de temperatura de 1961 a 2013).40 41

Parques, espaços públicos e meio ambiente


Palmeiras-imperiais da Aleia Barbosa Rodrigues, noJardim Botânico.
A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Complexo da Quinta da Boa Vista e o Jardim Botânico,51 ), o Jardim Zoológico do Rio,52 oParque Estadual da Pedra Branca,34 o Passeio Público.53
Em razão da alta concentração de indústrias na região metropolitana, a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A baía de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. Não obstante suas águas se renovem ao confluírem para o mar, a baía é receptora final de todos os afluentes gerados nas suas margens e nasbacias dos muitos rios e riachos que nela deságuam. Os níveis de material particulado no ar se encontram duas vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, em parte devido à numerosa frota de veículos em circulação. Em uma pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, o Rio de Janeiro foi apontado como a quinta capital mais poluída do Brasil, atrás apenas de São PauloPorto AlegreBelo HorizonteCuritiba.54 55

Fotografia aérea da Marina da Glória, parte do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (ou Aterro do Flamengo).
As águas da baía de Sepetiba seguem lentamente o caminho traçado pela baía de Guanabara, com esgotos domiciliares produzidos por uma população da ordem de 1,29 milhão de habitantes sendo lançados sem tratamento em valões, córregos ou rios. Com relação à poluição industrial, rejeitos de grande toxicidade, dotados de altas concentrações de metais pesados — principalmente zinco e cádmio—, já foram despejados ao longo dos anos por fábricas dos distritos industriais de Santa CruzItaguaí e Nova Iguaçu, implantados sob orientação de políticas estaduais.56
lagoa de Marapendi e a lagoa Rodrigo de Freitas têm sofrido com a leniência das autoridades e o avanço dos condomínios no local. O despejo de esgoto por ligações clandestinas e a consequente proliferação de algas diminuem a oxigenação das águas, ocasionando a mortandade de peixes.57 58
Algumas praias da orla carioca, na maior parte do ano, encontram-se impróprias para o banho sendo comum após fortes chuvas a formação de "línguas negras" nas areias das praias.59 Segundo boletim da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, parte de Ipanema,Arpoador e Praia Vermelha, além de BicaGuanabara e Central (Urca), são consideradas impróprias para o banho, haja visto que suas areias têm alta concentração de coliformes e da bactéria Escherichia coli, que indica a presença de lixo e fezes.60
Há, por outro lado, sinais de despoluição na lagoa Rodrigo de Freitas feita através de uma parceria público-privada estabelecida em 2008 visa garantir que, até 2011, as águas da lagoa estejam próprias para o banho. As ações de despoluição envolvem a planificação do leito, com transferência de lodo para grandes crateras presentes na própria lagoa, e a criação de uma nova ligação direta e subterrânea com o mar, que contribuirá no sentido de aumentar a troca diária de água entre os dois ambientes.61 62
Panorama de parte da cidade do Rio de Janeiro com destaque para as montanhas do Corcovado (esquerda), Pão de Açúcar (centro, ao fundo) e Dois Irmãos (direita), a partir da Vista Chinesa.

Demografia

Crescimento populacional
CensoPop.
1872274 972
1890522 65190,1%
1900811 44355,3%
19201 157 87342,7%
19401 764 14152,4%
19502 377 45134,8%
19603 281 90838,0%
19704 251 91829,6%
19805 090 70019,7%
19915 336 1794,8%
20005 851 9149,7%
20106 323 0378,1%
Em 2010, a população do Rio de Janeiro segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 6 323 037 habitantes na cidade e 11 711 233 na região metropolitana, o que o torna a segunda maior Conurbação do Brasil,63 64 terceira da América do Sul e 23ª do mundo.65Em 2010, a densidade populacional foi estimada em 5 265,81 habitantes por km²,63 sendo que 2 960 954 habitantes eram homens e 3 362 083 habitantes eram mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 100% da população era urbana.63 66 Na região metropolitana, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo IBGE, revelou as seguintes proporções no tipo físico da população: brancos, 53,6% (6 207 702); pardos, 33,6% (3 891 395); pretos, 12,3% (1 424 529); e amarelos ou indígenas, 0,5% (57 908).67
As taxas de incremento médio anual da população foram de 0,8% (2000-2006) e 0,75% (1991-2000) na cidade,68 e 1,43% (2000-2006) e 1,18% (1991-2000) na região metropolitana - o que indica, de modo geral, uma aceleração na taxa de crescimento dos demais municípios do Grande Rio, e um pequeno aumento na taxa da capital.69
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Rio de Janeiro (ano 2000), considerado "elevado" pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é de 0,842. Considerando apenas a educação o índice é de 0,933 (muito elevado), enquanto o do Brasil é 0,849; o índice da longevidade é de 0,754 (o brasileiro é 0,638); e o de renda é de 0,840 (o do país é 0,723).8 A renda per capita é de 25 121,92 reais.9

Composição étnica

De acordo com estudos genéticos autossômicos recentes, a herança europeia é a dominante tanto entre "brancos" quanto entre "pardos", respondendo, então, pela maior parte da ancestralidade dos habitantes do Rio de Janeiro. A contribuição africana encontra-se presente, em alto grau, sendo maior entre os "negros". Também a ancestralidade ameríndia encontra-se presente, embora em grau menor.70 71 72 73
Também existem muitos afro-brasileiros desde o período colonial - a maioria descendente de escravos trazidos de BenimAngola e Moçambique.74 Com importantes contribuições de seu sincretismo religioso e musical, elementos remanescentes da cultura africana encontram-se hoje emaranhados à cultura brasileira e da cidade. No início do século XIX, o Rio de Janeiro tinha a maior população urbana de escravos nas Américas, superando inclusive Salvador e Nova Orleães. Os africanos provinham de diferentes regiões do continente africano, mas no Rio predominaram os oriundos de Cabinda, do Congo Norte, Benguela, Moçambique, Luanda e de Angola. Os afrodescendentes nascidos no Brasil se diferenciavam dos africanos e poderiam ser divididos em três grupos. O primeiro era de crioulos, negros filhos de pais africanos nascidos no Brasil. Os pardos, já miscigenados, sobretudo com portugueses. Por fim, os cabras, resultado de outras miscigenações, inclusive com índios. Em 1849, 43,51% da população carioca era denominada preta e 80 mil escravos habitavam a cidade. Em 1859, o médico e explorador alemão Robert Christian Avé-Lallemant, após visitar o Rio de Janeiro, fez o seguinte relato: "Se não soubesse que ela fica no Brasil poder-se-ia tomá-la sem muita imaginação como uma capital africana, residência de poderoso príncipe negro, no qual passa inteiramente despercebida uma população de forasteiros brancos puros. Tudo parece negro."75

Imigração e migração


Interior do Real Gabinete Português de Leitura, fundado em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império. É a maior biblioteca de autores portugueses fora dePortugal.76
Dentre os fluxos migratórios mais significativos, destacam-se os de portugueses e demais povos europeus, nordestinos e afro-brasileiros. Tal fluxo migratório deflagrou-se no século XVI e atingiu seu auge no início do século XX, constituindo uma das maiores massas de imigrantes já recebidas pelo país. Entretanto, foi particularmente em 1808, com o estabelecimento da Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro, e a relativa proximidade das jazidas mineiras (descobertas no século XVIII), que a cidade beneficiou-se da onda lusitana. Somente naquele ano, aportaram em território brasileiro 15 mil nobres e pessoas da alta sociedade portuguesa - a grande maioria, na então capital da Colônia.77 Após a Independência, os fluxos migratórios apresentaram uma redução paulatina, em razão da lusofobia inerente à época. Porém, com o passar dos anos a carência de mão-de-obra ocasionada pelo fim do tráfico negreiro e os frequentes revezes sócio-econômicos enfrentados por Portugal fariam a imigração portuguesa tornar a crescer no Rio e no Brasil. A partir de 1850, a imigração portuguesa tomou caráter quase que exclusivamente urbano e, ao contrário de alemães e italianos que vinham para trabalhar na agricultura, os portugueses rumavam a dois destinos preferenciais: as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre 1881 e 1991, mais de 1,5 milhão de pessoas migraram de Portugal para o Brasil. Em 1906, 133 393 portugueses viviam no Rio de Janeiro - 16% da população da época. Apesar das taxas migratórias terem-se reduzido drasticamente a partir da década de 1930 (e, com maior ênfase, após 1960), ainda hoje, a cidade é considerada como tendo a segunda maior população portuguesa do mundo, depois de Lisboa.74 78Em 1920, os portugueses compunham 15% da população da cidade e 71% dos estrangeiros. Em 1950, os lusitanos se reduziram a 10% da população, apesar da presença de 196 mil residentes portugueses, sendo então a terceira cidade do mundo com mais portugueses, atrás somente de Lisboa e do Porto.79 Mais recentemente, a presença portuguesa na cidade é pouco expressiva, embora ainda seja notável: no censo de 2000, com mais de 5,8 milhões de habitantes, em torno de 1% da população do Rio ainda era nascida em Portugal.80
Alemães, italianos, russos, suíços, libaneses, espanhóis, franceses, argentinos, chineses e seus respectivos descendentes compõem uma parcela considerável dos povos estrangeiros radicados na cidade.74 78 Entre 1920 e 1935, aportaram na cidade dezenas de milhares de imigrantes judeus do Leste Europeu, sobretudo da Ucrânia e da Polônia.81
É possível notar também um respeitável contingente de pessoas de outros estados, sobretudo nordestinos. Paraibanos e pernambucanos fazem-se bastante presentes. No auge da industrialização, entre as décadas de 1960 e 1980, passaram a migrar para a região Sudeste em busca de melhores condições de vida e trabalho. Com a melhoria estrutural de outras regiões do país, e os problemas resultantes da superpopulação nas grandes cidades, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Embora Rio de Janeiro e São Paulo continuem sendo importantes polos de atração, a migração "polinucleada" ganhou contornos mais acentuados.82

Religião

Religião no Rio de Janeiro83
ReligiãoPorcentagem
Catolicismo romano
  
60,71%
Protestantismo
  
17,65%
Sem religião
  
13,33%
Espiritismo
  
3,44%
Umbanda
  
1,25%
Outros
  
1,83%
São diversas as doutrinas religiosas manifestas na cidade.84 Tendo-se expandido sobre uma matriz social de predominânciacatólica - em virtude do processo colonizador e imigratório e da ausência de um estado laico que, à época, preconizava o catolicismo - a maioria dos cariocas ainda hoje se declara como tal. No entanto, é substancial a presença de dezenas de denominações protestantes (cerca de 18% da população residente84 ), além do Espiritismo, que apresenta uma penetração considerável, com mais de 200 mil adeptos.84 As religiões afro-brasileiras (Umbanda e Candomblé) encontram respaldo em vários segmentos sociais, embora professadas por menos de 2% da população.84
Segundo o último Censo demográfico do IBGE, o percentual dos que não possuem filiação religiosa alguma é expressivo - superior à média nacional, de 7,3% -, sobrestando, inclusive, ao das comunidades espírita e umbandista.84 Testemunhas de Jeovájudeusmuçulmanos e budistas são grupos minoritários, mas em ascensão.

Cristianismo


Estátua do Cristo Redentor, noCorcovado, desde 2006 considerada santuário católico.85
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Sé Metropolitana da respectiva Província Eclesiástica, pertence ao Conselho Episcopal Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (instalada no Rio até 1977). Fundada em 1676, abrange um território de 1 721 km², organizado em 252 paróquias.86
Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, ou Catedral Metropolitana, foi inaugurada em 1979, na região central da cidade. Suas instalações guarnecem um acervo de grande valor histórico e religioso: o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e o Arquivo Arquidiocesano. Lá também estão sediados o Banco da Providência e a Cáritas Arquidiocesana.87 Em estilo contemporâneo, apresenta formato cônico, com 96 metros de diâmetro interno e capacidade para receber até 20 mil fiéis. O esplendor da edificação, de linhas retas e sóbrias, deve-se aos cambiantes vitrais talhados nas paredes até à cúpula. Seu projeto e execução foram coordenados pelo MonsenhorIvo Antônio Calliari (1918-2005).87 São Sebastião é reconhecido como o padroeiro da cidade, razão pela qual esta recebeu o nomecanônico de "São Sebastião do Rio de Janeiro".88
Na cidade coexistem vários credos protestantes ou reformados, exemplificados pelas Igrejas PresbiterianaCongregacionalLuterana eAnglicana. Além de Igrejas de cunho evangélico como a Igreja BatistaMetodistaAdventista do Sétimo Dia e pelas de origem pentecostal:Universal do Reino de DeusAssembleia de DeusCongregação Cristã no BrasilEvangelho QuadrangularCasa da BênçãoDeus é AmorCristã Maranata e Nova Vida.84

Contrastes socioeconômicos

O Rio de Janeiro é uma cidade de fortes contrastes econômicos e sociais, apresentando grandes disparidades entre ricos e pobres. Enquanto muitos bairros ostentam um Índice de Desenvolvimento Humano correspondente ao de países nórdicos (Gávea: 0,970; Leblon: 0,967; Jardim Guanabara: 0,963; Ipanema: 0,962; Barra da Tijuca: 0,959), em outros, observam-se níveis bem inferiores à média municipal, como é o caso do Complexo do Alemão (0,711) ou da Rocinha (0,732).89
Embora classificada como uma das principais metrópoles do mundo, segundo o censo de 2010 feito pelo IBGE, 1,39 milhão dos 6,29 milhões de habitantes da cidade90 - o que corresponde a aproximadamente 22% de sua população - vivem em aglomerados subnormais. Essas favelas se instalam principalmente sobres os morros, devido ao relevomamelonar do Rio de Janeiro, ou em mangues aterrados como no Complexo do Manguinhos, onde as condições de moradia, saúde, educação e segurança são extremamente precárias.91
Um aspecto original das favelas do Rio é a proximidade aos distritos mais valorizados da cidade, simbolizando a forte desigualdade social, característica do Brasil. Alguns bairros de luxo, como São Conrado, onde se localiza a favela da Rocinha, encontram-se "espremidos" entre a praia e os morros. Nas favelas, ensino público e sistema de saúde deficitários ou inexistentes, aliados à saturação do sistema prisional, contribuem com a intensificação da injustiça social e da pobreza.91
Panorama da favela da Rocinha.

Política


Centro Administrativo São Sebastião, prédio da prefeitura do Rio de Janeiro.

Palácio Pedro Ernesto, naCinelândia, onde está instalada aCâmara Municipal do Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, o Poder executivo é representado pelo prefeito e gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pelaConstituição Federal. A Lei Orgânica do Município e o atual Plano Diretor, porém, preceituam que a administração pública deve conferir à população ferramentas efetivas ao exercício da democracia participativa. Deste modo, a cidade é dividida em subprefeituras, cada uma delas dirigida por um submandatário nomeado diretamente pelo prefeito.92
Poder legislativo é constituído à câmara municipal, composta por 51 vereadores93 eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição, que disciplina um número mínimo de 42 e máximo de 55 para municípios com mais de cinco milhões de habitantes).94 Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente oorçamento participativo (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Conquanto seja o poder de veto assegurado ao prefeito, o processo de votação das leis que se lhe opõem costuma gerar conflitos entre Executivo e Legislativo.95
Existem também os conselhos municipais, que atuam em complementação ao processo legislativo e ao trabalho engendrado nas secretarias. Obrigatoriamente formados por representantes de vários setores da sociedade civil organizada, acenam em frentes distintas - embora sua representatividade efetiva seja por vezes questionada. Encontram-se atualmente em atividade: Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural (CMPC),96 de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMAM),97 de Saúde (CMS),98 dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA),99 de Educação (CME),100 de Assistência Social (CMAS)101 e Antidrogas.102
Por ser a capital do estado, a cidade também é sede do Palácio Guanabara (sede do governo estadual)103 e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), localizada no Palácio Tiradentes - edifício que já foi ocupado pelo Congresso Nacional, entre 1926 e 1960.104

Cidades-irmãs

A política das cidades-irmãs tem como objetivo a criação de relações e protocolos, notadamente na esfera econômica e cultural, aonde cidades estabelecem entre si laços de cooperação.105 Rio de Janeiro possui 32 cidades-irmãs, que são:
São também consideradas cidades parceiras:

Empresas públicas ou de economia mista

Pertencem à prefeitura - ou, é esta sócia (majoritária ou não) em seus capitais sociais - diversas empresas responsáveis por serviços públicos ou aspectos econômicos do município:

Riocentro, maior centro de convençõesda América Latina.141
  • Centro de Feiras, Exposição e Congressos (Riocentro): sob administração da multinacional de origem francesa GL Events desde 2006, organiza tradicionalmente eventos de grandes proporções, tendo em seu histórico a ECO-92 e os Jogos Pan-americanos de 2007. Maior centro de convenções da América Latina,141 com uma área total de 571 mil metros quadrados e cinco pavilhões para feiras, exposições e congressos,141 foi eleito em 2006 e 2007 o melhor da América do Sul pelo World Travel Awards.142 143
  • Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz): vinculada à Secretaria de Obras, gerencia a iluminação pública no município. Entre suas principais atribuições estão a elaboração de projetos e a execução de obras de instalação de novos pontos de luz nos logradouros públicos e em monumentos e prédios que fazem parte do patrimônio natural, históricoarquitetônico ecultural da cidade. Também coordena a iluminação do carnaval carioca.144
  • Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb): tendo a prefeitura como acionista majoritária, é uma sociedade anônima deeconomia mista e a maior organização de limpeza pública na América Latina.145 Atua nos serviços de coleta domiciliar, na limpeza dos logradouros públicos, praias e mobiliário urbano e na higienização dos hospitais municipais.145 A empresa também dispõe de um centro de pesquisas aplicadas, emJacarepaguá.145
  • Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO): sociedade anônima de economia mista controlada pela prefeitura e vinculada à Secretaria Municipal de Transportes, é responsável pela fiscalização do trânsito, aplicação de multas e manutenção do sistema viário e de circulação da cidade. Elabora e divulga relatórios periódicos sobre acidentes e a fluidez nas vias urbanas.146
  • Empresa Distribuidora de Filmes (Riofilme): criada em novembro de 1992, tem contribuído para a revitalização do cinema nacional ao correr dos anos, carreando verbas à produção e distribuição de filmes de Curta-metragem, média e longa-metragem e à expansão dos liames do mercado exibidor.147 Situa-se no bairro das Laranjeiras, em um casarão do final do século XIX conhecido como "Casas Rosadas".147
  • Empresa Municipal de Artes Gráficas (Imprensa Oficial): primeira imprensa oficial de nível municipal, atende a todas as necessidades de serviços gráficos de 54 órgãos municipais de administração direta, indireta e fundacional, e edita o Diário Oficial do Município e seus suplementos.148 Ademais, confecciona livros, panfletos, boletins, cartazes e impressos destinados a escolas e hospitais municipais e ao funcionamento de todos os serviços do Rio de Janeiro.148
  • Empresa Municipal de Informática (IplanRio): fundada em 1979, administra os recursos de tecnologia da informação da Prefeitura.149

Avenida no Centro do Rio de Janeiro onde funcionam alguns dos principais órgãos públicos da cidade.
  • Empresa Municipal de Multimeios Ltda. (MultiRio): parte integrante da Secretaria Municipal de Educação (SME), concebe e produzmídias para crianças e adolescentes, alunos de escolas municipais e seus professores e familiares, além de promover vinhetas, |séries e programas educativos para a TV.150
  • Empresa Municipal de Urbanização (Riourbe): encarrega-se do desenvolvimento de projetos e obras públicas de infraestrutura,urbanizaçãoreformasconstruções, conservação e manutenção preventiva de prédios públicos. Também elabora orçamentos, projetos de arquitetura e realiza licitações.151 É uma empresa pública de capital fechado, tendo a Prefeitura do Rio de Janeiro como único acionista.
  • Empresa Municipal de Vigilância (Guarda Municipal): como força de segurança comunitária da prefeitura, tem por missão asseverar a integridade de bensserviços e instalações municipais. Foi instituída a 27 de setembro de 1992, e oficialmente implantada pelo Decreto Municipal n.º 12.000, de 30 de março de 1993.152
  • Empresa de Turismo (Riotur): é o órgão executivo da Secretaria Especial de Turismo que atua na organização de grandes eventos e na promoção turística da cidade, observando a superveniência das diretrizes e programas da Administração Municipal.153

Autarquias municipais

  • Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP): vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo, encarrega-se das atividades correlatas ao planejamento urbano, à produção de informações geográficas, cartográficas e estatísticas e ao desenvolvimento de projetos estratégicos que subsidiam estudos sócio-econômicos e políticas setoriais.154 Tem sua origem na Fundação RioPlan, da qual se desmembrou em 1998. Criada em 1979 e convertida posteriormente em Empresa Municipal de Informática e Planejamento, a IplanRio conduzia projetos urbanísticos e a produção de estatísticas gerenciais, além de ser responsável pela base cartográfica do Rio de Janeiro.154
  • Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro: autarquia voltada ao gerenciamento do Regime Próprio de Previdência do Município - Fundo Especial de Previdência do Município do Rio de Janeiro (FUNPREVI) - e à concessão de benefícios assistenciais e prestação de serviços a seus segurados.155
  • Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio): é considerada a maior guarda desarmada do país e é responsável pela atuação no patrulhamento diário do município, especialmente no trânsito, nas escolas, em praias, no meio ambiente, no turismo, no ordenamento urbano e em grandes eventos.156

Subdivisões

O município do Rio de Janeiro é dividido em 160 bairros, agrupados em 33 regiões administrativas, e em 7 subprefeituras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o mais populoso da capital fluminense é Campo Grande, tendo cerca de 330 mil habitantes. A região oeste concentra grande parte dos bairros mais populosos do município, tendo um alto crescimento populacional, mas não um desenvolvimento similar, causando indevidas aglomerações e segregações. Além de Campo Grande, BanguSanta Cruz eBarra da Tijuca são outros bairros com populações acima de 200 mil pessoas. Já nos da região sul, há alta concentração de idosos, como Copacabana, tendo quase 25% de seus moradores idosos.157

Subdivisões de bairros da cidade do Rio de Janeiro.
  Zona Oeste
  Zona Norte
  Zona Sul
  Zona Central

Economia


Vista aérea do Aterro do Flamengo com ocentro da cidade ao fundo.

Barra da Tijuca, uma importante região nobre da cidade.
O Rio de Janeiro é a cidade com o segundo maior PIB no Brasil, superada apenas por São Paulo.15 Detém também o 30º maior PIB do planeta16 , o qual, segundo dados do IBGE, foi de cerca de R$ 139 559 354 000 em 20079 - equivalente a 5,4% do total nacional.15
Segundo pesquisa da consultoria Mercer sobre o custo de vida para funcionários estrangeiros, o Rio de Janeiro está entre as cidades mais caras do mundo, colocada na posição 13 em 2012, 18 postos acima de sua classificação de 2010, e superada por São Paulo (posição 12), mas na frente de cidades como Londres, Paris, Milão e Nova Iorque.158 O Rio de Janeiro também tem as diárias de hotel mais caras do Brasil. Com o mesmo valor pago por uma diária em hotéis de duas estrelas na cidade, é possível se hospedar em hotéis quatro estrelas em cidades como Pequim, Buenos Aires, Amsterdã e Barcelona, ou em um hotel da categoria de três estrelas na cidade de São Paulo.159
O setor de serviços abarca a maior parcela do PIB (65,52%), seguido pela arrecadação de impostos (23,38%), pela atividade industrial (11,06%) e pelo agronegócio (0,04%).160
Beneficiando-se da posição de capital federal ocupada por um longo período (1763-1960), a cidade transformou-se em um dinâmico centro administrativo, financeiro, comercial e cultural. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tal como considerada pelo IBGE,161ostenta um PIB de R$ 187.374.116.000, constituindo o segundo maior polo de riqueza nacional.9 Concentra 68% da força econômica do estado e 7,91% de todos os bens e serviços produzidos no país.9 Levando-se em consideração a rede de influência urbanaexercida pela metrópole (e que abrange 11,3% da população brasileira), esta participação no PIB sobe para 14,4%, segundo o estudo divulgado em outubro de 2008 pelo IBGE.162 Há muitos anos congrega o segundo maior polo industrial do Brasil163 , contando com refinarias de petróleo, indústrias navais, siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, gás-químicas, têxteis, gráficas, editoriais, farmacêuticas, de bebidas, cimenteiras e moveleiras. No entanto, as últimas décadas atestaram uma nítida transformação em seu perfil econômico, que vem adquirindo, cada vez mais, matizes de um grande polo nacional de serviços e negócios.164 165
Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), que atualmente negocia apenas títulos públicos, foi a primeira Bolsa de valores fundada no Brasil, em 1845, e localiza-se na região central.166

Setores em destaque


O edifício sede da Petrobras.

Praia de Copacabana. O turismo representa uma importante parcela da economia da cidade.
Na cidade do Rio de Janeiro estão sediados uma boa parte dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Entre eles estão as três maiores multinacionais dos setores de energia e de mineração do Brasil - a Petrobras, a Vale S.A. e o Grupo EBX -, o maior grupo demídia e de comunicações da América Latina - as Organizações Globo17 - além de grandes empresas do setor de telecomunicações, tais como: a Oi, a TIM Brasil, a Embratel, a Intelig, a Net (maior empresa multisserviços via cabo da América Latina167 ) e a Star One (maior empresa latino-americana de gerenciamento de satélites).168
Na Petroquímica, verifica-se um arranjo consentâneo de mais de 700 empresas, dentre as quais as maiores do Brasil (ShellEsso,IpirangaChevron Texaco, El Paso, Repsol YPF). A maioria mantém centros de pesquisa espalhados por todo o estado e, juntas, produzem mais de 4/5 do petróleo e dos combustíveis distribuídos nos postos de serviço do território nacional.12 A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)169 , a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA)170 (maior siderúrgica da América Latina171 ) e a filial brasileira da BHP Billiton172 exercem papel de destaque no setor de mineração.
O Rio de Janeiro herdou de seu passado uma forte vocação cultural. Atualmente, aglutina os principais centros de produção da TV brasileira: o Projac da Rede Globo de Televisão, o RecNov da Rede Record e o Polo de Cinema de Jacarepaguá - responsáveis pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. Em 2006, 65% da produção do cinema nacional foi realizada exclusivamente por estúdios cariocas, captando R$ 91 milhões em recursos federais através de leis de incentivo fiscal.12
Coca-Cola BrasilMichelinPSA Peugeot CitroënXerox do Brasil, GE Oil & Gás, Light, Chemtech, TranspetroSouza Cruz (British American Tobacco), PreviGrupo SulAméricaPonto Frio e Lojas Americanas compõem a lista das grandes companhias sediadas na cidade. É expressiva a quantidade de indústrias do ramo farmacêutico instaladas na cidade, com ênfase para Schering-Plough173 ,GlaxoSmithKline174 , Roche175 e Merck176 .
A cidade reúne os principais grupos nacionais e internacionais da indústria naval e os maiores estaleiros do estado e de todo o Brasil - o qual detém cerca de 90% da produção de navios e de equipamentos offshore no Brasil.12 177
O turismo confere mais do que um mero adendo à economia local, uma vez que muitos turistas são atraídos por uma miríade de ícones culturais e paisagísticos - o que leva à criação de diversos postos de trabalho, robustecendo os setores comercial e de hotelaria. De acordo com um levantamento recente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2008, existem 30 estabelecimentos da categoria (segundo lugar no ranking), ou 8,2% do total nacional).178
Uma parcela significativa do parque gráfico-editorial brasileiro faz-se presente. Quanto à indústria fonográfica, figuram gigantes como EMI179 , Universal Music180 , Sony BMG181Warner Music182 e Som Livre183 .
Muitas empresas estatais, fundações públicas e autarquias federais possuem suas sedes estabelecidas na cidade, com destaque o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)184 , a Eletrobrás (maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina)185 , a Casa da Moeda do Brasil186 , as Indústrias Nucleares do Brasil (INB)187 , a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)188 , o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)189 , o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)190 , o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)191 , a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)192 , e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)193 .
Panorama da Zona Sul, a principal região turística da cidade.

Estrutura urbana

Educação e ciência


O Palácio Universitário, edificação em estilo neoclássico do século XIX, sedia o campus Praia Vermelha daUFRJ.
Com 1 718 estabelecimentos de ensino fundamental, 1 492 unidades pré-escolares, 566 escolas de nível médio e 66 instituições de nível superior, a rede de ensino carioca é a segunda mais extensa do país.160 Ao total, são 1 414 048 matrículas e 73 508 docentes registrados.160
O fator "educação" do IDH no município atingiu em 2000 a marca de 0,933 - patamar consideravelmente elevado, em conformidade aos padrões do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - ao passo que a taxa de analfabetismo indicada pelo último censo demográfico do IBGE foi de 4,4% (superior apenas às das capitais da região Sul).194
Tomando-se por base o relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2007, o Rio obteve a terceira melhor colocação dentre as capitais brasileiras.195 Na classificação geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2005, três escolas cariocas ocuparam os primeiros lugares: o Colégio de São Bento, o Colégio Santo Agostinho e o Colégio PH.196 A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, foi a instituição pública de nível médio a alçar a maior nota no quadro nacional, conquistando a quinta posição.196 Em 2007, oito escolas da cidade figuraram entre as 20 melhores do ranking, sendo os colégios São Bento e Santo Agostinho os respectivos primeiro e segundo colocados.197 Em 2008, sete escolas apareceram na lista.198
Na capital fluminense também se encontra a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), fundada em 1937.200

Saúde

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Rio de Janeiro dispunha de um total de 2087 estabelecimentos de saúde em 2009, sendo 189 públicos e 1898 privados, os quais dispunham no seu conjunto de 20 756 leitos para internação, sendo que mais da metade são privados. A cidade também conta com atendimento médico ambulatorial em especialidades básicas, atendimento odontológico com dentista e presta serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).201 Em abril de 2010 existiam 1 912 582 mulheres em idade fértil (entre 10 e 49 anos). A capital fluminense contava em dezembro de 2009 com 1 834 anestesistas, 17 485 auxiliares de enfermagem, 1 662 cirurgiões gerais, 2 983 cirurgiões dentistas, 5 635 clínicos gerais, 8 228 enfermeiros, 1 204 farmacêuticos, 1 646 fisioterapeutas, 558 fonoaudiólogos, 2 714 gineco-obstetras, 199 médicos de família, 1 274 nutricionistas, 3 667 pediatras, 1 168 psicólogos, 760 psiquiatras, 1 926 radiologistas e 9 032 técnicos de enfermagem. Em 2008 foram registrados 82 306 nascidos vivos, sendo que 9% nasceram prematuros, 53,6% foram de partos cesáreos e 16,9% foram de mães entre 10 e 19 anos (0,9% entre 10 e 14 anos). A taxa bruta de natalidade era de 13,4 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, a taxa de mortalidade infantil era de 13,6 por mil nascidos vivos e a taxa de óbitos era de 8,4 por mil habitantes.202

Segurança, violência e criminalidade


Policiais do BOPE atuando em uma favela carioca.
Desde meados dos anos 1990, em decorrência da violência urbana, o Rio vem conquistando espaço na imprensa nacional e (nos últimos anos) internacional. A cidade apresenta índices elevados de criminalidade, em especial, o homicídio.203 Até o ano de 2007, na região metropolitana contabilizavam-se quase 80 mortos por semana - a maioria vítimas de assaltos, balas perdidas e do narcotráfico.204 205 Entre 1978 e 2000, 49 900 pessoas foram mortas no Rio, mais do que em toda a Colômbia no mesmo período.206 207
A polícia do Rio de Janeiro também é demasiadamente violenta; em 2006 matou 1 063 pessoas no estado, sendo 1 195 apenas em 2003. Até abril de 2007, a média era de 3,7 por dia. A título de comparação, a polícia dos Estados Unidos matou apenas 347 pessoas em todo o território estadunidense ao longo de 2006.208 209 Os policiais recebem em média R$ 874 por mês, ou o equivalente R$ 10 488 em um ano.210 Baixos salários e equipamentos insuficientes fazem com que a polícia carioca consiga resolver apenas 3% de todos os assassinatos ocorridos na cidade.211
Entretanto, pesquisas recentes demonstram que a violência urbana vem caindo na cidade, sobretudo nos últimos anos. O "Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008", estudo realizado conjuntamente pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA) e pelo Instituto Sangari, com o aval doMinistério da Saúde e do Ministério da Justiça, divulgado em janeiro de 2008, revela que no Rio de Janeiro a taxa geral de homicídios por 100 mil habitantes retrocedeu 40% entre 2002 e 2006, levando-o da 4ª para a 14ª posição no ranking das capitais mais violentas do Brasil.212
Em 2002, a capital fluminense registrava 62,8 casos de homicídio para cada 100 mil pessoas. Em 2006, após quedas anuais sucessivas, esta taxa chegou a 37,7 - abaixo da aferida para cidades menores como Recife (90,9), Vitória (88,6), Curitiba (49,3), Belo Horizonte (49,2), Salvador (41,8) e Florianópolis (40,7).212
No entanto, apesar da salutar redução dos índices de criminalidade, o Rio ainda ocupa o segundo lugar com relação ao total de homicídios ocorridos em 2006, atrás apenas de São Paulo.212 Um relatório anterior, divulgado em outubro de 2007, também com a chancela dos Ministérios da Saúde e da Justiça, apontava uma redução inferior (17,5%) nos índices de homicídio entre 2003 e 2006, período no qual a capital respectivamente teria oscilado da 3ª a 5ª colocação entre as mais violentas do Brasil.213

Transportes

Rodoviário


Ponte Rio-Niterói, parte da BR-101.
A cidade do Rio de Janeiro é um dos mais importantes entrepostos rodoviários do Brasil. Dentre as autoestradas e vias expressas que dão acesso à cidade, destacam-se sobretudo a BR-116 (também chamada localmente de Rodovia Presidente Dutra e de Rodovia Rio-Teresópolis), a BR-040, a BR-101, a RJ-071 (mais conhecida como Linha Vermelha) e a Avenida Brasil. Estas cinco vias formam o grande complexo rodoviário que dá acesso à cidade do Rio de Janeiro, sendo utilizadas diariamente por milhares de pessoas que entram e saem da cidade.214 215 Além destas, também existem outras vias de menor importância que ligam a cidade aos municípios vizinhos da Baixada Fluminense, tais como a BR-465 (antiga Estrada Rio-São Paulo).216
transporte público por ônibus é o mais utilizado no Rio de Janeiro. Nos últimos dez anos, houve perda de usuários para demais meios, especialmente o transporte alternativo. Ainda assim, são cerca de 2,5 milhões de usuários/dia apenas nas linhas municipais, cujo número fica em torno de 440, distribuídas entre 4 consórcios de empresas.217 218 219 Na cidade e nas viagens intermunicipais, as empresas de ônibus encontram-se interligadas ao metrô, visando transportar os passageiros que desembarcam nas linhas finais deste, mas ainda necessitam de um ônibus para chegar ao seu destino. Tais passageiros podem utilizar o chamado "bilhete único", através do qual pagam pelo metrô e ainda têm direito a utilizar ônibus, barcas, trens, metrô e vans (regularizadas).220 A frota do Rio de Janeiro é a segunda maior do país, composta por 1 396 083 automóveis, 123 612 motocicletas, 17 216motonetas, 51 884 caminhonetes, 12 515 ônibus, 11 943 micro-ônibus e 27 190 caminhões (IBGE/2007).160
O Rio de Janeiro detém 140 km de ciclovias, a maior metragem do país e a segunda maior da América Latina, perdendo apenas para Bogotá, com 250 km. Segundo estimativas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), cerca de 320 mil pessoas utilizam bicicletas na cidade.221 A malha está espalhada por toda a orla, do Leme à praia do Pontal, na Lagoa, no centro, e em outras áreas das zonas Sul e Oeste.222

Portuário

Porto do Rio de Janeiro localiza-se na costa oeste da baía de Guanabara, próximo à região central, e atende aos estados do Rio de JaneiroSão PauloMinas GeraisEspírito SantoBahia e sudoeste de Goiás, entre outros.223
É um dos mais movimentados do país quanto ao valor das mercadorias e à tonelagem. Peças e partes de veículostrigocaféprodutos siderúrgicos e produtos têxteis são os principais produtos escoados. O porto movimenta grande volume de cargas conteinerizadas.224
Administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), conta com 6 740 metros de cais contínuo e um pier de 883 metros de perímetro, que compõem os seguintes trechos: Cais Mauá (35 000 m² de pátios descobertos), Cais da Gamboa (60 000 m² de área coberta em 18 armazéns e pátios com áreas descobertas de aproximadamente 16 000 m²), Cais de São Cristóvão (12 100 m² em dois armazéns cobertos e uma área de pátios com 23 000 m²), Cais do Caju e Terminal de Manguinhos.223 Existem ainda dez armazéns externos, totalizando 65 367 m², e oito pátios cobertos (11 027 m²), com capacidade de estocagem para 13 100 toneladas, além de outros terminais de uso privativo na ilha do Governador (exclusivo de Shell e Esso), na baía de Guanabara (Refinaria de Manguinhos) e nas ilhas d’Água e Redonda (Petrobras).223

Aéreo


Vista aérea do Aeroporto Santos Dumont, com o Pão de Açúcar em primeiro plano.
A cidade conta com três aeroportos comerciais: Aeroporto Santos Dumont, localizado em pleno centro da cidade, serve principalmente àponte aérea Rio-São Paulo e a voos estaduais e regionais. Foi o primeiro aeroporto civil do país,225 construído na década de 1930. Projetado pelos irmãos Roberto, o terminal de passageiros é considerado um ícone da arquitetura modernista brasileira, e entrou na lista de construções tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inpac) em agosto de 1998. Recentemente passou por uma grande reforma que incluiu a ampliação e remodelagem do terminal de embarque;226 Aeroporto Internacional do Galeão, ouAeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - em homenagem ao renomado maestro, compositor e cantor brasileiro falecido em 1994. Situado na ilha do Governadorzona norte, é um importante portão de entrada para o Brasil.227 228 Com capacidade para atender até 17,3 milhões de usuários ao ano, o complexo aeroportuário é servido por dois terminais de passageiros e oferece conexões para dezenove países.229 Conta também com um dos maiores, mais modernos e bem aparelhados Terminais de Logística de Carga do Continente, além da maior pista de aterrissagem do Brasil, com quatro mil metros de extensão.227 É o segundo aeroporto mais movimentado do país em vôos internacionais em número de passageiros e o terceiro em vôos doméstico e conta com o quarto maior terminal de cargas;230 Aeroporto de Jacarepaguá também nomeado como Aeroporto Roberto Marinho, instalado na zona oeste, destina-se sobretudo a vôos particulares e regionais com aeronaves de pequeno porte. O aeroporto atende a vôos não-regulares das empresas de táxi aéreo, e conta com infraestrutura de atendimento.231
Além destes, há os aeroportos militares: a Base Aérea do Galeão, em espaço contíguo ao aeroporto internacional, a Base Aérea dos Afonsos (conhecida como Campo dos Afonsos) e a Base Aérea de Santa Cruz, importante centro de defesa da Aeronáutica e maior complexo de combate da Força Aérea Brasileira.232
Também existe no Rio um aeroporto reservado à operação de ultraleves, o Clube Ceu (Clube Esportivo de Ultraleves),233 situado ao sul do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Trata-se de um dos mais bem aparelhados clubes dentre as agremiações esportivas do mundo todo, considerado pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.234

Ferroviário


Central do Brasil é uma importante estação metro-ferroviária da cidade e um dos principais cartões postais da região central do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro é servido por uma rede metroviária que integra bairros e municípios distantes, conectando desde o bairro da Pavuna, nazona norte, até Ipanema. Estes são então integrados por ônibus especiais, que passam por, LeblonBotafogoHumaitáJardim Botânico,GáveaSão Conrado e vão até a Barra da Tijuca. Também há integrações específicas da Pavuna para cidades da Baixada Fluminensecomo Duque de CaxiasMesquitaNilópolis e Nova Iguaçu. Futuramente também serão implantadas conexões para Belford Roxo. Ao longo da rede metroviária há outras pequenas integrações. Recentemente, foi aberta a terceira estação de CopacabanaCantagalo. Em 2008/2009, segundo o cronograma, entrará em funcionamento a estação General Osório, no bairro de Ipanema.235
Possui 40,9 quilômetros de extensão distribuídos em duas linhas e 35 estações.236 Em 2012 nos dias úteis o Metrô do Rio de Janeirotransportou em média 645 mil passageiros/dia.237 Além do metrô, o Rio de Janeiro conta com um sistema de trens urbanos. Sob direção da concessionária SuperVia, constitui, juntamente com os ônibus, um amplo conjunto de transporte popular. As composições partem daEstação Ferroviária Central do Brasil em direção aos subúrbios por cinco ramais, percorrendo 270 km de via férrea.238 Além do metrô e da SuperVia, o Rio de Janeiro também é servido por linhas menores tais como o Bonde de Santa Teresa239 e o Trem do Corcovado240 , além das linhas cargueiras da MRS Logística e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que se destinam à zona portuária da cidade e ao Porto de Itaguaí.241
Boa parte dos ramais ferroviários existentes nos subúrbios da cidade estão entre as mais antigas linhas ferroviárias existentes no Brasil, já tendo pertencido a importantes companhias férreas brasileiras, tais como: a Estrada de Ferro Central do Brasil, a Estrada de Ferro Leopoldina, a Estrada de Ferro Rio d'Ouro, a Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, a Rede Ferroviária Federal (RFFSA), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Flumitrens.

Cultura

Pix.gifRio de Janeiro: Paisagem Carioca entre as Montanhas e o Mar *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Christ on Corcovado mountain.JPG
Vista aérea do Cristo Redentor, do Corcovadoe da Baía de Botafogo.

País Brasil
TipoCultural
Critériosvi
Referência1100
Região**Brasil
Histórico de inscrição
Inscrição2012  (36ª sessão)
Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.
O Rio de Janeiro herdou de seu passado uma forte vocação cultural. No final do século XIX, foram ali realizadas as primeiras sessões de cinema tupiniquinslivro 3 242 e, desde então, descortinaram-se vários ciclos de produção, os quais acabaram por inserir a produção cinematográfica carioca na vanguarda experimental e na liderança do cinema nacional. Atualmente, o Rio aglutina os principais centros de produção da TV brasileira: o Projac da Rede Globo, o RecNov da Rede Record e o "Polo de Cinema de Jacarepaguá".12 Em 2006, 65% da produção do cinema nacional foi realizada exclusivamente por produtoras sediadas na cidade, captando 91 milhões de reais em recursos federais através da Lei Rouanet.12
A cidade foi palco da gênese e consolidação de diversas escolas e movimentos.livro 3 Escritores como Machado de AssisOlavo BilacCarlos Drummond de AndradeClarice LispectorGuimarães RosaCecília MeirelesGraciliano RamosNélida Piñon - entre outros - conduziram parte significativa de suas carreiras no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada em 1896, teve, em sua concepção, a atuação de Medeiros e AlbuquerqueLúcio de Mendonça e Machado de Assis.livro 3
samba e a Marchinha de Carnaval que incorporaram com graça e verve, elementos do cotidiano carioca, floresceram e perpetuaram-se através de compositores como Noel Rosa e Ary Barroso.livro 3 O samba de morro alçou voos maiores nascomposições de Cartola e Ataulfo Alves.livro 3 Há de se notar a influência de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira na popularização do baião e do xaxado, e Dorival Caymmi, em cuja obra elementos do folclore baiano coadunavam-se à cultura brasileira em geral.livro 3 Todavia, foi no final dos anos 1950, quando irrompeu o movimento da bossa nova, que a música brasileira projetou-se, definitivamente, no exterior, tornando-se conhecida em diversas partes do mundo.livro 3 À época, na condição de centro político e cultural do Brasil, circulavam pela cidade músicos como Tom JobimVinicius de MoraesRonaldo BôscoliNara LeãoRoberto MenescalMaysaLuís Bonfá, entre outros.livro 3
Os eventos esportivos mais conhecidos do Rio de Janeiro são a etapa brasileira de MotoGP e as finais mundiais de vôlei de praia. Jacarepaguá era o local onde se realizava a etapa brasileira do Grande Prêmio de Fórmula 1, entre os anos de 1978 e 1990, eChamp Car (1996-1999). Os circuitos WCT e WQS de Surf foram disputados em praias cariocas entre 1985 e 2001.246 Em 2 de outubro de 2009, a cidade foi escolhida pelos membros do COI para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016. Ainda no âmbito esportivo, a cidade irá sediar alguns jogos daCopa do Mundo de 2014.29
Jogo entre Brasil e Inglaterra em junho de 2013 no Estádio Jornalista Mário Filho (popularmente conhecido como "Maracanã"), uma das sedes da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Feriados

No Rio de Janeiro, há quatro feriados municipais, que são: o dia de São Jorge, que ocorre sempre em 23 de abril; o dia de Zumbi dos Palmares, que sempre é realizado no dia 20 de novembro, quando também é comemorado o dia da Consciência Negra; o dia do padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro.247 248 De acordo com a lei federal 9 093, de 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter, no máximo, quatro feriados religiosos, já incluída a Sexta-Feira Santa.249 250

Ver também

PortalA Wikipédia possui o
Portal da cidade do Rio de Janeiro.

Referências

  1. ↑ Ir para:a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Regional do Brasil em Mesorregiões e microrregiões. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2008). Página visitada em 27 de setembro de 2012.
  2. Ir para cima Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ)- 2006. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 27 de setembro de 2012.
  3. Ir para cima Distâncias rodoviárias. Areaseg. Página visitada em 9 de outubro de 2012.
  4. Ir para cima Capitais dos estados. Atlas Geográfico do Brasil. Página visitada em 9 de outubro de 2012.
  5. Ir para cima IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 9 de outubro de 2012.
  6. Ir para cima Estimativa Populacional 2013Estimativa Populacional 2013. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (4 de outubro de 2013). Página visitada em 4 de outubro de 2013.
  7. Ir para cima Embrapa. Rio de Janeiro. Página visitada em 9 de outubro de 2012.
  8. ↑ Ir para:a b Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal, de 2010Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 29 de julho de 2013.
  9. ↑ Ir para:a b c d e f g -Produto Interno Bruto dos Municípios das Capitais, por posição em relação às Capitais, à Unidade da Federação e ao Brasil, segundo os Municípios das Capitais e as respectivas Unidades da Federação, em ordem de posição - 2011. (55 cidades concentravam 50% do PIB do Brasil em 2011, diz IBGE). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 17 de dezembro de 2013.
  10. Ir para cima Cidade do Rio de Janeiro. Portal IG - Brasil Escola. Página visitada em 9 de outubro de 2012.
  11. Ir para cima Brasil. Wikitravel. Página visitada em 9 de outubro de 2012.
  12. ↑ Ir para:a b c d e f g Júlio César Carmo Bueno. Pólos de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), Estudos e Pesquisas N. 180. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  13. ↑ Ir para:a b Rio de Janeiro: Carioca Landscapes between the Mountain and the Sea (em inglês)UNESCO. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  14. Ir para cima Rio é Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana. O Globo. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  15. ↑ Ir para:a b c Posição ocupada pelos 100 maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (16 de dezembro de 2008). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  16. ↑ Ir para:a b The 150 richest cities in the world by GDP in 2005 (em inglês). City Mayors Statistics (11 de março de 2007). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  17. ↑ Ir para:a b Nossa história, Editora Globo. Editora Globo. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  18. Ir para cima Roberto C. G. Castro (5 de junho de 2005). Os números da inovação no País (ciência e tecnologia). Jornal da USP, Universidade de São Paulo. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  19. ↑ Ir para:a b Os franceses no Rio, Terra dos Tupinambás. Marcillio.com. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  20. Ir para cima BUENO, E. Brasil: uma história. Segunda edição. São Paulo. Ática. 2003. p. 19.
  21. Ir para cima Apresentação da Biblioteca Nacional do Brasil. Fundação Biblioteca Nacional. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  22. Ir para cima O Rebate (20 de setembro de 2007). 199 anos do primeiro jornal impresso no Brasil. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  23. Ir para cima Renato Domith Godinho. Como e quando foi construído o bondinho do Pão de Açúcar? (emportuguês)Editora Abril. Mundo Estranho. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  24. Ir para cima Thais Pacievitch (26 de março de 2009). Abertura dos Portos. InfoEscola. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  25. Ir para cima Fábio Varsano (1 de outubro de 2006). A construção do Cristo RedentorAbril. Guia do Estudante. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  26. Ir para cima Wagner de Cerqueira e Francisco. Eco 92R7. Brasil Escola. Página visitada em 24 de julho de 2012.
  27. Ir para cima Rio + 20: Saiba o que foi a Rio-92. Infoglobo Comunicação e Participações (13 de junho de 2012). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  28. Ir para cima Lello Lopes (2 de outubro de 2009). Rio ganha Olimpíadas de 2016 e Brasil já se prepara para gastar R$ 25,9 bi (em português). UOL - Esportes. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  29. ↑ Ir para:a b Rio transforma o sonho olímpico em realidade e conquista os Jogos de 2016. Globoesporte.com. Página visitada em 07 de março de 2010.
  30. Ir para cima Leandro Canônico (30 de outubro de 2007). Brasil é confirmado como sede da Copa-2014 e já vê briga interna. UOL - Esporte. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  31. Ir para cima Vagner Magalhães e Luís Bulcão Pinheiro (28 de novembro de 2012). Traficante condenado por morte de Tim Lopes se entrega no Alemão. Terra Networks. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  32. Ir para cima Rio oferece abrigo a moradores de bairro invadido por criminosos. Band (25 de novembro de 2010). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  33. Ir para cima Resumo da invasão do Complexo do Alemão pelo estado do Rio de Janeiro. Rio Temporada (30 de novembro de 2011). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  34. ↑ Ir para:a b Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB). Governo do rio de Janeiro. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  35. Ir para cima Informações sobre o pico da Tijuca. Terra Brasil. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  36. Ir para cima Informações sobre a Pedra da Gávea. Terra Brasil. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  37. Ir para cima Pão de Açúcar. Portal da Baía de Guanabara. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  38. Ir para cima História do Rio, Clima. Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  39. Ir para cima Mortes por deslizamentos no RJ já chegam a 336(em português)BBC. UOL - Notícias (13 de janeiro de 2011). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  40. ↑ Ir para:a b Série Histórica - Dados Diários - Temperatura Mínima (ºC) - Rio de Janeiro. Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 26 de abril de 2014.
  41. ↑ Ir para:a b Série Histórica - Dados Diários - Temperatura Máxima (ºC) - Rio de Janeiro. Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 26 de abril de 2014.
  42. Ir para cima Série Histórica - Dados Diários - Precipitação (mm). Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 26 de abril de 2014.
  43. Ir para cima Série Histórica - Dados Mensais - Precipitação Total (mm). Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 26 de abril de 2014.
  44. Ir para cima Temperatura Média Compensada (°C). Instituto Nacional de Meteorologia (1961-1990). Página visitada em 16 de junho de 2014. Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  45. Ir para cima Temperatura Máxima (°C). Instituto Nacional de Meteorologia (1961-1990). Página visitada em 16 de junho de 2014. Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  46. Ir para cima Temperatura Mínima (°C). Instituto Nacional de Meteorologia (1961-1990). Página visitada em 16 de junho de 2014. Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  47. Ir para cima Precipitação Acumulada Mensal e Anual (mm). Instituto Nacional de Meteorologia (1961-1990). Página visitada em 16 de junho de 2014. Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  48. Ir para cima Número de Dias com Precipitação Maior ou Igual a 1 mm (dias). Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 16 de junho de 2014. Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  49. Ir para cima Insolação Total (horas). Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 16 de junho de 2014.Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  50. Ir para cima Umidade Relativa do Ar Média Compensada (%). Instituto Nacional de Meteorologia. Página visitada em 16 de junho de 2014. Cópia arquivada em 4 de maio de 2014.
  51. Ir para cima "Cochicho da Mata" recria floresta dentro da floresta. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (7 de outubro de 2005). Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  52. Ir para cima RIOZOO - Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro. Conheça a Rio Zoo. Página visitada em 10 de outubro de 2012.
  53. Ir para cima Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)Governo do Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Ambiente. Página visitada em 22 de setembro de 2012. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  54. Ir para cima Délcio Rocha (24 de setembro de 2007). Porto Alegre é a segunda capital mais poluída do Brasil. RBS / Folha de S. Paulo / Ambiente em Foco. Página visitada em 26 de outubro de 2008. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  55. Ir para cima Afra Balazina (21 de setembro de 2007). Estudo revela poluição elevada em seis capitais. Folha Online. Página visitada em 26 de outubro de 2008.Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  56. Ir para cima Contexto ambiental da Baía de Sepetiba. Observatório Quilombola (OQ) (2001). Página visitada em 26 de outubro de 2008. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  57. Ir para cima Hélio Almeida (11 de janeiro de 2011). Lagoa de Marapendi sofre com poluição da água. Página visitada em 18 de novembro de 2012. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  58. Ir para cima Agência Brasil (18 de maio de 2010). Lagoa Rodrigo de Freitas estará despoluída até 2014, diz secretário. O Estado de São Paulo. Página visitada em 18 de novembro de 2012. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  59. Ir para cima Línguas negras provocam forte mau cheiro em praias do Rio de Janeiro. UOL Notícias (29 de outubro de 2012). Página visitada em 18 de novembro de 2012.Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  60. Ir para cima Bruno Boghossian (23 de fevereiro de 2010). Rio tem 6 praias com areia poluída. O Estado de S. Paulo. Página visitada em 23 de fevereiro de 2010. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  61. Ir para cima Venceslau Borlina Filho (26 de agosto de 2012).Mesmo com despoluição é proibido nadar na lagoa Rodrigo de Freitas. Folha de São Paulo, Cotidiano. Página visitada em 18 de novembro de 2012. Cópia arquivada em 18 de novembro de 2012.
  62. Ir para cima Gestão Ambiental do Sistema da Lagoa Rodrigo de Freitas. SMAC - secretaria municipal de meio ambiente, Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de novembro de 2012.
  63. ↑ Ir para:a b c Censo 2010 - Rio de Janeiro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  64. Ir para cima G1, Globo Comunicação e Participações (4 de dezembro de 2010). Confira o ranking das maiores regiões metropolitanas. globo.com. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  65. Ir para cima World Welt: Ballungsräume (em alemão). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  66. Ir para cima Tabela 2.1 - População residente, total, urbana total e urbana na sede municipal, em números absolutos e relativos, com indicação da área total e densidade demográfica, segundo as Unidades da Federação e os municípios – 2010. IBGE (2010). Página visitada em 10 de setembro de 2011.
  67. Ir para cima Síntese de Indicadores Sociais 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (28 de setembro de 2007). Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  68. Ir para cima Indicadores Demográficos do Brasil 2007. Taxa de incremento médio anual segundo capitais. Ministério da Saúde. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  69. Ir para cima Indicadores Demográficos do Brasil 2007. Taxa de incremento médio anual segundo regiões metropolitanas. Ministério da Saúde. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  70. Ir para cima Sergio Danilo Pena (11 de setembro de 2009). Do pensamento racial ao pensamento racional. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  71. Ir para cima Negros e pardos do Rio têm mais genes europeus do que imaginam, segundo estudo. Meio News. Página visitada em 25 de maio de 2012.
  72. Ir para cima Ricardo Ventura Santos, Peter H. Fry, Simone Monteiro,Marcos Chor Maio, José Carlos Rodrigues, Luciana Bastos-Rodrigues, and Sérgio D. J. Pena (2009). Color, Race, and Genomic Ancestry in Brazil(em inglês). Current Anthropology Volume 50, Number 6, 2009. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  73. Ir para cima The Genomic Ancestry of Individuals from different geographical region of Brazil is more uniform than Expected (em inglês). Plosone. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  74. ↑ Ir para:a b c Presença Portuguesa: de colonizadores a imigrantes. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2000). Página visitada em 25 de outubro de 2008.
  75. Ir para cima Leandro Narloch. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. [S.l.]: Leya, 2010. 317–317 p.
  76. Ir para cima Real Gabinete Português de Leitura. Libware, Tecnologias de Informação e Documentação. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  77. Ir para cima IBGE. Brasil:500 anos de povoamento. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  78. ↑ Ir para:a b Pelos mesmos direitos do imigrante. Observatório da Imprensa (2 de abril de 2003). Página visitada em 25 de outubro de 2008.
  79. Ir para cima Carlos Lessa. Os Lusíadas na Aventura do Rio Moderno. Editora Record, Google Books (pag. 107). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  80. Ir para cima Helio de Araujo Evangelista. Rio de Janeiro, uma cidade portuguesa com certeza: Uma proposta para manter. Editora E-papers., Google Books (pag.10). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  81. Ir para cima Linha do Tempo. Museu Judaico do Rio de Janeiro. Página visitada em 27 de novembro de 2008.
  82. Ir para cima Monica Ferrari. A Migração nordestina para São Paulo no Segundo Governo Vargas (1951-1954). UFSCar. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  83. Ir para cima Tabela 2094 — População residente por cor ou raça e religião. IBGE (2000). Página visitada em 24 de novembro de 2008.
  84. ↑ Ir para:a b c d e f Tabela 2094 - População residente por cor ou raça e religião. Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) (2000). Página visitada em 25 de outubro de 2008.
  85. Ir para cima Folha de S. PauloCristo Redentor, aos 75 anos, se torna santuário católico (13 de outubro de 2006). Página visitada em 19 de fevereiro de 2013.
  86. Ir para cima Paróquias do Rio de Janeiro. Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Página visitada em 23 de setembro de 2012.
  87. ↑ Ir para:a b Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  88. Ir para cima G1Fiéis participam de procissão em homenagem ao padroeiro do Rio (20 de janeiro de 2012). Página visitada em 18 de junho de 2012.
  89. Ir para cima Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH), por ordem de IDH, segundo as Regiões Administrativas - 1991 e 2000 (definições) (Tabela Nº 1171). Portal do Rio de Janeiro (2000). Página visitada em 16 de outubro de 2012.
  90. Ir para cima Rio de Janeiro - RJ. IBGE, Cidades. Página visitada em 23 de setembro de 2012.
  91. ↑ Ir para:a b Alberto Lopes Najar & Luís Otávio Farias; Eduardo César Marques & Christina Zackiewicz. Desigualdades sociais no Município do Rio de Janeiro: uma comparação entre os censos 1991 e 1996 (PHP) (emportuguês). scielosp.org. Página visitada em 24 de julho de 2012.
  92. Ir para cima Marly Silva da Motta (2001). O lugar da cidade do Rio de Janeiro na Federação brasileira:uma questão em três momentos. a CPDOC-FGV. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  93. Ir para cima Vereadores Atuais - 8ª Legislatura. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  94. Ir para cima Constituição da República Federativa do Brasil: Artigo 29. Senado Federal. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  95. Ir para cima O Legislativo e os outros Poderes. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  96. Ir para cima Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  97. Ir para cima Conselho Municipal de Meio Ambiente {CONSEMAC) (pdf). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (6 de junho de 2011). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  98. Ir para cima SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  99. Ir para cima Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  100. Ir para cima Conselho Municipal de Educação. Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  101. Ir para cima Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  102. Ir para cima Projeto de lei nº 4-A/2001 (pdf). Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2001). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  103. Ir para cima Diana Brito (15 de dezembro de 2011). Palácio Guanabara é reinaugurado após obra de R$ 19,2 mi. Folha.com. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  104. Ir para cima Deputados Estaduais do Rio assumem hoje na ALERJ. Diário do Rio de Janeiro (1º de fevereiro de 2007). Página visitada em 26 de julho de 2012.
  105. Ir para cima Acordos de Geminação. Camara Municipal de Vila Real. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  106. Ir para cima Convenioes e hermanamientos. Governo da Cidade de Buenos Aires. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  107. Ir para cima Lei nº 4.158/2005. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  108. Ir para cima Lei nº 4.023/2005. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  109. Ir para cima Lei nº 4.173/2005. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  110. Ir para cima Ciudades hermanadas. Barcelona Internacional. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  111. Ir para cima City of Atlanta, Atlanta Sister Cities Commision. City of Atlanta, GA. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  112. Ir para cima Lei nº 4.351/2006. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  113. Ir para cima Lei nº 2.127/1994. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  114. Ir para cima Lei nº 4.366/2006. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  115. Ir para cima Lei nº 4.315/2006. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  116. Ir para cima Brasil e Japão trocam experiências sobre o lixo urbano em seminário. Portal da Cidade do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  117. Ir para cima Lei nº 3.464/2002. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  118. Ir para cima Lei nº 2.831/1999. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  119. Ir para cima Lei nº 2.927/1999. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  120. Ir para cima Lei nº 4.817/2008. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  121. Ir para cima Lei nº 2.653/1998. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  122. Ir para cima Lei nº 2.643/1998. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  123. Ir para cima Lei nº 4.912/2008. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  124. Ir para cima Lei nº 3.062/2000. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  125. Ir para cima Lei nº 4.397/2006. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  126. Ir para cima Lei nº 3.793/2004. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  127. Ir para cima Lei nº 3.467/2002. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
  128. Ir para cima Lei nº 3.152/2000. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  129. Ir para cima Lei nº 2.003/1993. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  130. Ir para cima İstanbul'a 49 kardeş (em em turco). Radikal (3 de novembro de 2003). Página visitada em 21 de setembro de 2008.
  131. Ir para cima Lei nº 4.917/2008. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  132. Ir para cima Lei nº 4.260/2006. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  133. Ir para cima Ciudades hermanadas con Santa Cruz de Tenerife(em espanhol). Ayuntamiento de Santa Cruz de Tenerife. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  134. Ir para cima Agência de Notícias Brasil - Árabe (ANBA). Rio e Casablanca são cidades irmãs. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  135. Ir para cima Rio de Janeiro e Colônia - Cidades irmãs. Portal do Jardim. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  136. Ir para cima Lei nº 1057/1987. Câmara Municipal do Rio de Janeiro (15 de setembro de 1987). Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  137. ↑ Ir para:a b Leis sancionadas e vetos (21 de janeiro de 2008).Lei n.º 4.752/2008. Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  138. Ir para cima Rio de janeiro, Related Cities (em inglês). Sister Cities International. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  139. Ir para cima Rio 2016 e Vancouver 2010 assinam acordo de cooperação. Página oficial dos Jogos Olímpicos de 2016. Página visitada em 21 de setembro de 2012.
  140. Ir para cima http://www.miamibeachfl.gov/tcd/scroll.aspx?id=70513
  141. ↑ Ir para:a b c Quem somos. Riocentro. Página visitada em 1 de agosto de 2008.
  142. Ir para cima South America Winners 2006 (em inglês). World Travel Awards (dezembro de 2006). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  143. Ir para cima South America Winners 2007 (em inglês). World Travel Awards (dezembro de 2007). Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  144. Ir para cima Rioluz. Quem somos. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  145. ↑ Ir para:a b c Perfil da empresa. Comlurb. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  146. Ir para cima subprefeitura da zona norte. Companhia de Engenharia de Tráfego - CET-Rio. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 24 de setembro de 2012.
  147. ↑ Ir para:a b RIOFILME - Empresa Distribuidora de Filmes S.A., Conheça a RIOFILME. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de setembro de 2012.
  148. ↑ Ir para:a b Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Imprensa Oficial. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  149. Ir para cima IPLANRIO - Empresa Municipal de Informática. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  150. Ir para cima Sobre a MultiRio. Portal MultiRio. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  151. Ir para cima RioUrbe. Quem somos. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  152. Ir para cima Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  153. Ir para cima RIOTUR - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Conheça a Secretaria. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de setembro de 2012.
  154. ↑ Ir para:a b Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.A Instituição. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 24 de outubro de 2008.
  155. Ir para cima Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro. PREVI-RIO - Instituto de Previdência e Assistência, Conheça o Instituto. Prefeitura do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de setembro de 2012.
  156. Ir para cima Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio. Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  157. Ir para cima Zona oeste tem os bairros mais populosos do Rio, diz IBGE. Terra. Página visitada em 21 de setembro de 2012. Cópia arquivada em 10 de outubro de 2012.
  158. Ir para cima Worldwidw cost of living survey 2012- city ranking(em inglês). Mercer LLC. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  159. Ir para cima InfoMoney (23 de março de 2011). Rio de Janeiro lidera lista de hotéis mais caros do País. UOL Notícias - Economia. Página visitada em 22 de setembro de 2012.
  160. ↑ Ir para:a b c d IBGE Cidades. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 09 de fevereiro de 2008.
  161. Ir para cima Tabela 793 - População residente, em 1º de abril de 2007: Publicação Completa. Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) (14 de novembro de 2007). Página visitada em 10 de agosto de 2008.
  162. Ir para cima Regiões de influência das cidades 2007. Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (10 de outubro de 2008). Página visitada em 27 de novembro de 2008.
  163. Ir para cima Posição ocupada pelos 100 maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto a preços correntes e participações percentuais relativa e acumulada, segundo os municípios e as respectivas Unidades da Federação. IBGE (2008). Página visitada em 17 de setembro de 2012.
  164. Ir para cima Polos Tecnológicos e de Inovação. Rio Negócios - Agência de Promoção de Investimentos do Rio de